presidente na china

Visita de Lula é chance para reforçar cooperação em várias frentes, diz porta-voz chinês

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (11), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China , Wang Wenbin , destacou durante uma entrevista coletiva que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país é uma chance “para recuperar a cooperação” .

“Oportunidade para atualizar nossa cooperação amigável e mutuamente benéfica em vários setores”, além de trazer “mais energia positiva para a solidariedade entre países em desenvolvimento, a cooperação e a resposta conjunta a desafios globais”, disse Wenbin.

Segundo ele, desde que Lula adiou o encontro  “por questões médicas” os dois lados têm mantido comunicação próxima sobre a visita. “O fato de que o presidente Lula da Silva liderará uma grande delegação para a China em sua visita de Estado em breve, após sua recuperação, é uma mostra da grande importância que os dois lados dão a esta visita e a nossas relações bilaterais”, acrescentou.

O que o presidente fará no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou com destino à China para um encontro com tratará, além das relações comerciais com o país, maior parceiro de negócios do Brasil, questões como a guerra na Ucrânia e governança global.

O petista viajaria ao país asiático no fim de março, mas remarcou a viagem após ser diagnosticado com uma pneumonia.

Na China, Lula deverá participar da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além disso, ele se reunirá com o presidente Xi Jinping, lideranças políticas e empresários. Durante seu retorno, ele fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: IG