Prevenção

Com chegada das chuvas, Prefeitura de Campina Grande intensifica vistoria e podas de árvores em toda cidade

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, segue fazendo vistorias e podas em toda cidade, em busca de identificar possíveis árvores com risco de tombamento por conta das chuvas e ventanias.

Foto: Assessoria

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, segue fazendo vistorias e podas em toda cidade, em busca de identificar possíveis árvores com risco de tombamento por conta das chuvas e ventanias.

A coordenadora de meio ambiente, Lilian Arruda Ribeiro, disse que nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, o cidadão poderá solicitar através dos nossos canais de atendimento, uma avaliação técnica de nossa equipe para verificar os reparos em parceria e com a concessionária de energia da cidade resolver o problema.

Lilian explicou que em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia com risco de tombamento ,queda de galhos e descargas , daí a necessidade de acionar a equipe técnica e podadores através dos telefones 3310-6115, 3310-6125 e 3341-0600, ou a Defesa Civil 199, 3310 6765 ou 9 9645 2330. O Corpo de Bombeiros também é um parceiro neste quesito.

Esse trabalho da Sesuma é permanente, pois Campina Grande depois da implantação do programa Minha Árvore se tornou uma das cidades mais arborizadas do Nordeste, e isto exige mais atenção da Coordenadoria do Meio Ambiente, na conservação e poda daquelas que crescem mais e oferecem risco de tombamento.
Lilian explicou que como toda cidade, Campina Grande, tem muitas árvores antigas, até centenárias, e outras que foram plantadas que não são apropriadas como algarobas e castanholas, muitas já substituídas por outras espécies com raízes mais resistentes e propícias para áreas urbanas, e estas provocam maiores riscos de caírem principalmente no período chuvoso.

A Coordenadoria do Meio Ambiente, através do seu viveiro, continua com seu programa de plantio e distribuição de mudas, tendo hoje uma reserve de 30 mil espécies. Quem desejar adquirir, basta ir na Sesuma, rua Vigolvino Wanderley ( Ponto de Cem Réis), e solicitar por ofício.

Também de competência da Coordenadoria, e com apoio dos departamentos de Limpeza Urbana e Manutenção tem sido realizados serviços de limpeza e despoluição do Açude Velho como o combate a poluição visual com retirada de faixas e cartazes de espaços públicos.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba