Visando o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar de Patos e região, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou a Unidade de Distribuição da Agricultura Familiar – UDAF, onde serão adquiridos os alimentos diretamente dos produtores rurais e distribuídos para as famílias com vulnerabilidade social, garantindo maior segurança alimentar.
O evento que também marcou o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA aconteceu nesta sexta-feira (31) e contou com a participação do prefeito, Nabor Wanderley, vice-prefeito, Jacob Souto, da secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, demais secretários municipais, vereadores, agricultores, imprensa, do Comsea, da população em geral e como convidados de honra, os familiares de Evilásio Ayres Moura, o qual foi homenageado ao nomear o equipamento entregue.
Para o prefeito Nabor Wanderley a UDAF é uma obra importante tanto para as pessoas mais carentes que serão beneficiadas com a distribuição dos alimentos, como também para os produtores rurais, pois vão poder produzir e ter a oportunidade de vender os seus produtos sem o atravessador. Na oportunidade, Nabor ressaltou o trabalho do deputado federal Hugo Motta junto ao Governo Federal, na aquisição dos recursos, em torno de um milhão e trezentos mil reais, possibilitando atender mais de cem pequenos agricultores.
“É uma ação que diretamente beneficia as pessoas mais simples, mais carentes, mas beneficia também a agricultura familiar, pois os pequenos agricultores vão ter a garantia da venda do produto. Vamos continuar trabalhando, a secretária Helena tem feito um excelente trabalho em parceria com o Banco de Alimentos, com o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar) que tem acompanhado tudo, e junto com o apoio dos nossos representantes do Governo do Estado e Governo Federal, nós vamos construir uma cidade bem melhor”, comentou.
A secretária Helena Wanderley destacou que a UDAF e o PAA completam toda a política de segurança alimentar do município que além de garantir a segurança alimentar das famílias, fortalece a agricultura familiar.
“Garantimos a todas as famílias que são atendidas pelos programas socioassistenciais a segurança alimentar, que é tão importante levar a comida e comida de qualidade, a alimentação de qualidade para essas famílias que estão realmente necessitadas e que estão em vulnerabilidade. Então, hoje é um dia de festa mesmo, festa para a agricultura e festa para as famílias que são usuárias dos programas da assistência social”, ressaltou.
A agricultora Francisca da Silva ressaltou que a possibilidade de vender os produtos sem a figura do atravessador vai incentivar cada vez mais as famílias a continuarem na agricultura. Ela parabenizou a iniciativa da gestão que vai adquirir produtos sem agrotóxicos e distribuir com quem mais precisa, levando produtos de qualidade.
“É muito importante esse programa, porque antes, a gente produzia e a produção a gente entregava direto ao atravessador. Ele ganhava outro tanto em vez da gente. Hoje, com a UDAF funcionando, a gente vai ter a produção, entregar diretamente e receber cem por cento do valor. Então, isso é muito importante para as famílias da agricultura familiar, pois incentiva cada vez mais a gente continuar na agricultura”, relatou.
Já o vice-prefeito, Jacob Souto, enfatizou a sensibilidade do prefeito Nabor com as causas sociais e a satisfação em saber que as famílias beneficiadas com o programa terão alimentos de qualidade, livre de agrotóxicos, proporcionando mais qualidade de vida.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba