O prefeito Luciano Cartaxo assinou, nesta terça-feira (23), a ordem de serviço para a construção do Centro Cultural de Mangabeira. O espaço está localizado na antiga casa de shows Fantástico Clube e ocupará uma área de 1.440 metros quadrados (m²), com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O prefeito tomou café da manhã no Mercado Público, onde foi homenageado pelos moradores. As ações fazem parte das comemorações dos 30 anos do maior bairro da Capital.
“Este é um equipamento essencial para um bairro que respira cultura”, declarou o prefeito. “Mangabeira é um pedacinho da Paraíba. É um bairro com moradores que vieram dos 223 municípios do Estado. O bairro só cresceu e chegou a tudo isto que vemos hoje por ter esse povo acolhedor e que sabe receber as pessoas. Ficamos muito felizes em anunciar este investimento na cultura e o nosso cuidado com todos os setores”, afirmou.
O vice-prefeito, Nonato Bandeira, destacou o compromisso da administração em cumprir todas as propostas de campanha, como a atenção ao bairro de Mangabeira. “Vimos este bairro nascer há 30 anos e agora podemos observar a sua pujança econômica e intelectual. Hoje entregamos este Centro de Cultura que vai atender a todo o potencial da classe artística e da população de Mangabeira”, declarou.
O diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, destacou a importância da obra para Mangabeira. “É uma alegria imensa poder trazer este benefício para o bairro. Mangabeira vai poder contar com um espaço apropriado para o desenvolvimento e a apreciação da arte, da tecnologia e do conhecimento, tornando ainda mais pulsante o setor cultural na área”, afirmou.
O evento ainda contou com a presença do secretário da Infraestrutura, Ronaldo Guerra, do secretário da Educação, Luís Júnior, e do coordenador da Subprefeitura de Mangabeira, Fernando Lopes, além de outros membros da administração municipal. Também estiveram presentes diversos vereadores da Capital.
O Centro – O Centro Cultural de Mangabeira será voltado às atividades educacionais, artísticas e culturais e vai garantir o acesso da população a diversos meios culturais e tecnológicos. A iniciativa é resultado de um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal, por meio do Programa Mais Cultura.
O projeto prevê a construção de uma biblioteca, palco para eventos, telecentro e sala multiuso com 80 lugares, que poderá abrigar exibições de teatro, cinema e outros eventos. A reforma ainda prevê a construção de ateliês para o desenvolvimento de atividades culturais.
Diversidade – A reforma do espaço para a criação do Centro Cultural de Mangabeira está dentro dos princípios de promoção da diversidade e do acesso a bens e serviços culturais. A iniciativa garantirá a produção e promoção de atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo, artes plásticas, cinema e literatura, além de promover a inclusão digital.
Biblioteca – O Centro promoverá o acesso à leitura com a implantação de uma biblioteca pública. Nela, serão disponibilizados acervos de livros jornais, revistas e gibis, além de recursos audiovisuais. Também é nesse espaço onde serão realizadas oficinas literárias, cursos e concursos de poesias.
Inclusão digital – A iniciativa contemplará também o acesso da comunidade às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesse aspecto da inclusão digital, serão instalados equipamentos de informática, conectados à rede mundial de computadores. Outra ação do setor serão os cursos na área de Informática como Windows, Word, Excel, Corel Draw, Web Design e Internet.
Oficinas de capacitação – Por meio da oferta de oficinas também será possível à formação de mão-de-obra capacitada para atuar nas áreas artísticas e culturais. Nos segmentos de artes visuais, por exemplo, a proposta é criar grupos de estudos e realizar oficinas de desenho, pintura, xilogravura, escultura e infogravura.
Alvorada festiva – A manhã comemorativa teve início por volta das 8h30, quando o prefeito Luciano Cartaxo participou de uma alvorada festiva, no Mercado Público de Mangabeira. O momento foi festejado ao som da banda 5 de Agosto, que entoou diversas canções e comandou os parabéns ao bairro.
Após a alvorada, Luciano Cartaxo tomou café da manhã ao lado da população, no Mercado Público, e cortou o bolo de aniversário. Na ocasião, ele foi homenageado pelos moradores com uma comenda que representa os serviços prestados ao bairro. Também receberam a honraria alguns secretários da administração municipal, vereadores e figuras ilustres que contribuíram com o desenvolvimento do bairro.
Programação – A programação do aniversário de Mangabeira segue na noite desta terça-feira (23) com os shows das bandas Encantu’s, Mamma Jazz e o Sexteto Brassil. As apresentações começam a partir das 20h, em palco armado ao lado do mercado público do bairro. O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).