Nonato Guedes
O suplente de deputado federal Armando Abílio insiste no propósito de assumir a titularidade do mandato por alguns meses, com requerimento de licença do deputado federal Wilson Filho. Armando ressalta que houve uma espécie de acordo para sua investidura, nas negociações para transferir ao ex-senador Wilson Santiago, pai de Wilson Filho, a presidência regional do PT e a garantia de espaços para Santiago concorrer a postos majoritários. O deputado federal Wilson Filho reluta em passar o bastão. Ele ainda está filiado ao PMDB e receia perder a vaga por demanda judicial devido a iniciativas do PMDB nesse sentido.
O ex-senador Santiago limita-se a afirmar que a decisão pertence ao seu filho e já lembrou que ele vai relatar matérias especiais e se empenhar para aprovação de projetos de sua autoria, somente depois deliberando o rumo que tomará. A direção nacional do PTB aceitou o ingresso de Santiago com a condição de que o filho também assinasse ficha na agremiação. Não está claro, ainda, se no contexto figura a licença para a ascensão de Abílio. Em conversas com o “RepórterPB” em Brasília, pai e filho evitaram polemizar sobre o assunto, mas a insistência de Armando Abílio é intensa. Wilson Filho informou, inclusive, que está participando de discussões para o combate ao crack e que tem uma agenda de debates e audiências a cumprir.
Já Santiago promete que concretizará o processo de interiorização e expansão da legenda, a fim de torná-la competitiva nas eleições do próximo ano. O deputado Wilson Filho, que está no primeiro mandato, tem se destacado por iniciativas em diferentes áreas. Pessoalmente, ele não cogita deixar o PMDB, lembrando a sua trajetória na legenda. Mas reconhece que a cúpula do PMDB não tratou Wilson Santiago à altura do peso político que representa. Santiago diz que não está de braços cruzados e que tudo fará para o soerguimento da legenda trabalhista. Ele também avalia que a definição sobre candidaturas e alianças ocorrerá mais adiante. Por enquanto, busca equacionar problemas, como a deserção de meia centena de filiados em Campina Grande. “São problemas naturais decorrentes da reacomodação política”, frisou. Wilson Filho está engajado numa campanha de combate ao crack em regiões da Paraíba e menciona que necessita levar a proposta adiante.
O jovem parlamentar limitou o impasse criado dentro do PMDB, por entender que havia margem para um diálogo que assegurasse a sua permanência e a do pai. O PTB tem interesse na filiação de Wilson para engrossar sua bancada no Congresso Nacional. A respeito da experiência parlamentar, Wilson Filho salientou que está sendo bastante proveitosa e que está tendo a oportunidade de alocar recursos para a Paraíba em emendas individuais. “Estou tendo um aprendizado importantíssimo na carreira política e entendo que não posso frustrar as expectativas do eleitorado”, arrematou. Wilson Santiago reforçou, explicando que o filho tem o direito de tomar posições de acordo com suas convicções, mas espera que haja um consenso. “Tudo o que interessa, na nova conjuntura, é somar forças em torno de projetos, e estou pronto a dar minha parcela de contribuição”, frisou mais o parlamentar.