Mais uma operação da Polícia Federal. Na manhã desta sexta (17/03), uma força tarefa com 30 policiais federais cumpriu mandados sete mandados de busca e apreensão em Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, a partir de despacho do juízo da 65ª Zona Eleitoral de Patos.
A Operação Grãos de Areia investiga crimes eleitorais, com a transferência irregular de títulos de eleitores, compra de votos e associação criminosa, identificados nas eleições de 2020, tendo como epicentro o município de Areia de Baraúnas.
De acordo com a Justiça Eleitoral, há suspeita da prática dos crimes de inscrição fraudulenta de eleitor e de indução de alguém a se inscrever eleitor, ambos previstos no Código Eleitoral, além do delito do art. 288 do Código Penal, que tipifica associação criminosa.
O que mais chamou atenção à Polícia Federal, foi o fato do município de Areia de Baraúnas ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes, com o detalhe de que a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo sido de apenas 26 votos.
Ainda de acordo com a força tarefa, foi determinada a quebra dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos, de forma a elucidar o modus operandi dos autores do delito, e ainda a sua responsabilização penal.
No cumprimento dos mandados, foram apreendidos vários materiais, como celulares, armas, munição e documentos que estavam em poder dos suspeitos.
Operação – O nome da operação é referência aos diversos eleitores cooptados para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos de areia”.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria