Nonato Guedes
Homenageado em evento no hotel Nacional, em Brasília, que marcou o quarto encontro de cajazeirenses e cajazeirados (filhos e filhas naturais e adotivas da cidade de Cajazeiras), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, voltou a pregar o fim das picuinhas políticas, citando como exemplo a junção de lideranças de partidos distintos da cidade sertaneja na luta pelo encaminhamento das reivindicações mais urgentes. Presentes a prefeita Denise Oliveira, primeira mulher a administrar Cajazeiras, o secretário de Interiorização do governo da Paraíba, Carlos Antônio, deputados federais Efraim Filho (DEM), Wilson Filho (PMDB), ex-senador Wilson Santiago (PTB), deputados estaduais Antônio Vituriano e José Aldemir Meirelles, ex-prefeitos Francisco Matias Rolim e José Nello Rodrigues, ex-deputado Jeová Campos, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, médicos, advogados, jornalistas, escritores, cantores, arquitetos, engenheiros e toda uma plêiade de representantes ilustres de Cajazeiras, radicados em capitais e cidades distintas do país.
A programação foi coordenada pela AC2B e marcou a passagem de comando de Eduardo Pereira para Eriston Cartaxo à frente da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados. No Salão Nobre do hotel Nacional, foram entregues comendas e honrarias, lançado o livro “A Fala do Poder”, deste jornalista, e proferidos discursos sobre a união dos representantes de Cajazeiras em favor das suas reivindicações mais urgentes. Empresários, médicos, engenheiros também participaram da programação desenvolvida em meio às celebrações pelo transcurso dos 53 anos da capital da República. O ministro Aguinaldo Ribeiro referiu-se à sua passagem pelo cargo, que detém um dos mais privilegiados orçamentos do governo federal, como um momento histórico para a Paraíba avançar na elaboração de projetos consistentes que possam receber atenção prioritária da gestão Dilma Rousseff. Falou da sua intenção em aproveitar a atuação à frente do ministério para beneficiar o seu Estado de origem no que for possível, mercê do recebimento de demandas viáveis, sem prejuízo da política geral executada pela administração Dilma, que não discrimina nenhuma unidade da Federação.
Os deputados federais Efraim Filho, do Democratas, Wilson Filho, do PMDB e o ex-senador Wilson Santiago (PTB), além do ex-governador e atual deputado estadual Wilson Filho reafirmaram o compromisso de se engajar nas campanhas para incrementar o desenvolvimento de Cajazeiras, numa homenagem ao espírito de luta da população daquela cidade. Efraim e Wilson destacaram recursos alocados em emendas individuais ao Orçamento Geral da União contemplando a Paraíba. O ministro Aguinaldo Ribeiro referiu-se ao montante de investimentos do governo federal no Estado e salientou que ainda há recursos pendentes de liberação, assumindo, de público, o compromisso de se empenhar para a sua concretização. Ele deixou nítida a posição do governo federal de não discriminar comunidades em virtude de divergências políticas ou partidárias. Sugeriu que se trata de uma forma proativa de contribuir para o desenvolvimento integrado das populações. O deputado Wilson Filho solicitou a colaboração para a campanha em que se engajou com vistas a combater a disseminação do “crack”, uma droga que, conforme ele, está matando jovens de famílias pobres sem alternativa de inserção no mercado de trabalho.
O ex-governador Wilson Braga relembrou o período em que administrou o Estado e a luta incessante que empreendeu, em parceria com outras lideranças, para beneficiar populações castigadas pela estiagem, na região do semiárido. A prefeita Denise de Oliveira ressaltou a sua vontade de oferecer uma parcela de contribuição valiosa ao desenvolvimento da cidade, e concordou com a exortação do ministro Aguinaldo Ribeiro em favor da superação de diferenças políticas entre correntes ou agrupamentos partidários no Estado. O secretário de Interiorização do governo do Estado, Carlos Antônio, ex-prefeito de Cajazeiras e marido de Denise, abordou a orientação repassada pelo governador Ricardo Coutinho para que as cidades sejam contempladas com benefícios que produzam a elevação dos seus indicadores econômicos e sociais, o que está contido na nova versão do Pacto Social pelo Desenvolvimento lançado em reunião concorrida em João Pessoa. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ressaltou a atenção que a presidente Dilma Rousseff tem conferido aos municípios, procurando descentralizar recursos viáveis para projetos de médio porte ou programas de caráter estruturante. Salientou que João Pessoa é uma espécie de estuário de todas as cidades da Paraíba, pela quantidade de filhos de todas as regiões, e revelou que neste início de mandato tem procurado governar para todos. Na definição do ex-senador Wilson Santiago, que é o presidente estadual do PTB, a aglutinação das forças vivas de Cajazeiras dá força a que outros municípios se sensibilizem no somatório de esforços para o seu crescimento paralelo. O ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz, disse que o seu empenho para que Cajazeiras fosse dotada de um Curso de Medicina não foi motivado por interesses ou projetos políticos, mas pela preocupação de colaborar para o soerguimento de uma cidade que é polo irradiador de vocações para todo o Estado da Paraíba.