Muito se fala que a Paraíba não foi prestigiada pelo governo do presidente Lula (PT) com cargos ministeriais e que isso estaria deixando o estado ‘de lado’, politicamente falando. No entanto, para o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackson Macêdo, isso não está acontecendo.
“Eu acho que esse debate não é assim. Muitas pessoas acham que é preciso ter ministro de todos os estados. Muitos estados não têm ministro também. O debate não é assim. Não é um debate geográfico”, disse.
“Tem paraibano no governo em cargos importantes. Temos uma paraibana como presidente do Banco do Brasil. Temos paraibanos em cargos importantes do segundo escalão e terceiro escalão”, emendou, citando os nomes.
Jackson, no entanto, disse que espera nas próximas semanas novas nomeações de paraibanos, seja no primeiro, segundo ou terceiro escalação do governo federal.
O Polêmica Paraíba resolveu apresentar quem são esses quatro paraibanos citados por Jackson. Confira:
Tarciana Medeiros – Banco do Brasil
O nome da paraibana Tarciana Medeiros foi anunciado ainda em 2022, em dezembro, para assumir a presidência do Banco do Brasil. A paraibana é a primeira mulher a presidir o banco público desde a sua fundação, no ano de 1808.
Tarciana é bacharela em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
Felipe Proenço – Ministério da Saúde
Felipe Proenço é médico de Família e Comunidade. Hoje atua como diretor do Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.
Ele é também professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Família e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Ainda, foi Diretor Geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (2021-2022), secretário substituto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, onde teve a atribuição de Coordenador Nacional do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2012-2016).
Lenildo Morais – Conab
Indicado pela legenda petista, o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais, está prestes a assumir o posto de Diretor-Executivo da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Anteriormente, Lenildo já foi diretor executivo da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e também de Recursos Logísticos da Presidência da República. Ainda, após o segundo turno das eleições do ano passado, foi nomeado por Lula para ocupar sua equipe de transição.
Marenilson Batista – Embrapa
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é servidor da Embrapa há mais de 30 anos. Ele atua como chefe adjunto de Transferência de Tecnologia do setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia.
Suas pesquisas são focadas em algodão orgânico e seus consórcios alimentares. Ele tem graduação e mestrado em Agronomia, pela Universidade Federal da Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba