PTOLOMEU III

Polícia Federal deflagra nova fase de operação que investiga governador do Acre

Foto: Operação/ PF

A Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal, deflagraram na manhã desta quinta-feira (9) a terceira fase da Operação Ptolomeu, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.

Iniciada em 2021, a Operação Ptolomeu investiga entre várias pessoas, o atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP). O pai de Gladson, Eladio Cameli, e um irmão do governador, Gledson Cameli, também são investigados. Os nomes dos alvos dessa terceira fase ainda não foram divulgados.

Mais de 300 policiais estão nas ruas cumprindo 89 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

Nesta nova fase o objetivo é bloquear bens para, no futuro, ressarcir os cofres públicos. O STJ determinou o bloqueio de R$ 120 milhões em bens dos investigados, incluindo valores em contas bancárias, aeronaves, casas e apartamentos de luxo.

Além do bloqueio dos itens de luxo, STJ prevê ainda o afastamento de cargo ou função pública de 31 servidores; 57 proibições de contato com investigados e acesso a órgãos públicos; 57 entregas de passaporte; 70 quebras de sigilo bancário e fiscal; e 15 empresas com atividades econômicas suspensas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba