Arimatea Sousa
´Pacote da adesão´
Armando Abílio, suplente de deputado e 1º vice-presidente do PTB na Paraíba, revelou ontem que o acordo para a filiação do ex-senador Wilson Santiago ao seu partido passou por uma ampla negociação junto à direção nacional.
Pai e filho
Um dos itens é que o deputado Wilson Filho (PMDB) se filie ao petebismo até setembro próximo e também se licencie do mandato para dar vez ao próprio Armando.
Condução
“Isso é verdade. Houve essa negociação, conduzida pela Executiva Nacional”, reforçou AA.
O PTB pretende conquistar a 18ª cadeira no plenário da Câmara Federal.
Quando sai
Quanto à licença, Wilson Filho se afastará do mandato assim que concluir o seu relatório sobre um projeto em tramitação na Câmara relacionado ao ensino fundamental.
Uma semana
No tocante ao diretório campinense – cuja direção está acéfala -, Armando informou que a definição só deverá ocorrer após a convenção estadual, prevista para o dia 26 próximo.
O detalhe
Mas há um complicador: o atual diretório municipal tem mandato até 2015.
Ex-filiado
Abílio declarou que o empresário Artur Almeida (Bolinha) “tem razão” por ter decidido deixar a legenda após a falta de apoio na eleição para prefeito de Campina no ano passado.
Linha de passe
Artur Almeida e Marcos Procópio, ex-presidentes do PTB/CG, poderão entrar no PSB.
Assédio
O ex-vice-prefeito José Luiz Júnior e o ex-vereador Fernando Carvalho estão fazendo gestões junto a Wilson Santiago para presidir o PTB/CG.
Novo ´quartel´
Lídia Moura que vai presidir a Mobilização Democrática – fruto da fusão do PMN com o PPS – já avança nas conversações para que o deputado Major Fábio (DEM) se filie ao novo partido e dispute o governo estadual em 2014.
Atraído
O vereador campinense Joia Germano (PRP) externou o desejo de se filiar à legenda resultante da fusão PPS/PMN.
Desiludido
Ainda ontem, o vereador Rodrigo Ramos (PMN-CG) avisou que “não concordo com a forma impositiva como Lídia Moura conduziu o PMN e já se auto-proclama presidente da MD, sem qualquer discussão. Se ela for comandar o partido, já decidi que saio”.
O preferido
Rodrigo deseja que a presidência do novo partido (MD) fique com o vice-prefeito da Capital Nonato Bandeira.
No comando
José Bernardino deverá assumir em breve o comando do PTN na Paraíba.
PPC
Foi protocolada ontem no TRE a documentação para a constituição jurídica no Estado do Partido Progressista Cristão, que tem à frente da comissão provisória o professor e radialista Ronaldo Ponciano.
A política é…
… Dinâmica, proclamam renovadamente os seus protagonistas.
Na noite de anteontem a hipótese, que tinha sido descartada, de indicação de Moacir Rodrigues (ex-presidente da AESA) para o cargo de secretário executivo de Interiorização voltou a ganhar força.
O ato de nomeação foi publicado ontem no Diário Oficial.
Indefinido
O ex-ocupante do cargo, Fábio Maia, tem resistido à alternativa de voltar a atuar no governo em João Pessoa.
Cidadania
O senador Cássio é o mais novo cidadão de Esperança, conforme projeto aprovado na Câmara de Vereadores local.
A favor
Relator do projeto que propõe a realização de um plebiscito acerca da redução da maioridade penal – de 18 anos para 16 -, o deputado Efraim Filho (DEM) disse que já redigiu o seu parecer, de maneira “favorável”.
“Nociva”
“A impunidade para a sociedade é tão nociva quanto o próprio crime”, opinou o demista, que defende o plebiscito num ano ímpar (não eleitoral).
Assédio
Sobre política, Efraim Filho confirmou que o governador/presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) tem feito “acenos” na direção do DEM, gestos que foram, inclusive, debatidos anteontem na reunião da Executiva Nacional.
Livre para voar
Segundo o deputado, “a Executiva não descartou o diálogo com Eduardo, como alternativa. E percebi com os meus colegas de bancada que não há resistência. Pelo contrário”.
– O Democratas não tem que ficar com ideia fixa. Parcerias feitas no passado não significam amarras para o futuro – sublinhou Efraim, numa menção indireta à já prolongada aliança com o PSDB no plano nacional.
O ´flerte´ PMDB/PMCG na Câmara campinense não acabou…