O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul, na Serra do RS, fez um comentário xenofóbico ao usar a tribuna nesta terça-feira (28) e questionar a repercussão do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão nas vinícolas da cidade vizinha de Bento Gonçalves. De acordo com o deputado estadual Leonel Radde (PT), um Boletim de Ocorrência contra a fala foi registrado. Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema.
Confira o vídeo:
Inacreditável o vereador Sandro Fantinel (Patriotas), de Caxias do Sul (RS) destilando xenofobia contra os nordestinos que denunciaram terem trabalhado como ESCRAVOS em vinícolas gaúchas.
Vejam como ele refere a “essa gente”.pic.twitter.com/XPcMJ4wr4F
— William De Lucca (@delucca) February 28, 2023
Mais de 200 pessoas foram resgatadas de um alojamento em Bento Gonçalves onde eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas. Os trabalhadores foram contratados pela Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda, que oferecia a mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e produtores rurais da região. Eles afirmam que eram extorquidos, ameaçados, agredidos e torturados com choques elétricos e spray de pimenta.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com G1