O Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa e a Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador) realizarão o III Congresso Nacional Multidisciplinar em Doenças Raras e Anomalias Congênitas (Conamdracon) a partir desta segunda-feira (27), às 9h. O evento segue até a quarta-feira (1º) no Uniesp – Centro Universitário e as inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas até este domingo (26) por meio da página do congresso (https://conamdracon.com/).
Com o tema “A multidisciplinaridade nas doenças raras, possibilitando a acessibilidade e a inclusão”, o objetivo do evento é promover um fórum para cientistas, professores, profissionais de saúde e estudantes que trabalham ou desejam trabalhar com doenças raras ou anomalias congênitas. Participarão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e outros profissionais interessados no tema.
De acordo com a diretora do Centro de Doenças Raras, Saionara Araújo, o congresso será uma oportunidade para a discutir e compartilhar conhecimento e os mais recentes avanços e tecnologias relacionadas às doenças raras e anomalias congênitas. “Será um momento marcante na área da Saúde, não só na Paraíba, mas nacionalmente, reunindo experiências profissionais a fim de fortalecer os centros multiprofissionais em doenças raras”, destacou.
A programação será composta de apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas, debates, palestras e conferências com a participação de palestrantes que são referências no assunto. Os trabalhos serão divididos em quatro eixos temáticos que abordarão pontos como diretrizes terapêuticas, direitos, inclusão, acessibilidade, biotecnologias e políticas públicas.
O congresso acontecerá de forma híbrida, permitindo ao público participar online ou presencialmente. Podem se inscrever profissionais e estudantes da área de Saúde. Para mais informações sobre inscrição e programação, os interessados podem acessar a página do evento, por meio do link disponível no início do texto.
Além da Prefeitura de João Pessoa e Associação Paraibana de Doenças Raras, o Conamdracon conta, também, com o apoio institucional do Uniesp – Centro Universitário, Associação Brasileira de Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (Fop Brasil), Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas) e Info Solutions.
Texto: Thibério Rodrigues
Fonte: PMJP
Créditos: Polêmica Paraíba