O filme curta-metragem paraibano “Tudo que é sólido desmancha no mar” estreou, na última sexta-feira (17), no Canal Futura, e trouxe para debate a barreira do Cabo Branco, que tem sofrido um processo de erosão cada vez mais intenso, alterando a paisagem da cidade e chamando atenção de cientistas e moradores da área.
Sob direção de Lucas Cavalcanti, Kaio G e Wlad, o curta foi produzido em 2022 pela Tríade Prod e filmado inteiramente em João Pessoa onde faz uma incursão na famosa Barreira do Cabo Branco, um dos maiores cartões postais da Paraíba que vem sendo danificado pela ação humana.
A erosão da Barreira do Cabo Branco é um dos problemas ambientais mais polêmicos da cidade. Entre 2021 e 2022, o debate ganhou novas proporções com o anúncio do alargamento da faixa de areia em algumas praias da capital. O projeto vem levantando reações negativas entre diversos setores da sociedade e está sendo encabeçado pela gestão do atual prefeito, que tem como principal modelo o alargamento da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Realizada em parceria com o Canal Futura e Co.liga, a obra pretende engajar toda a população em um tema político e social, emancipando a visão dos moradores da cidade para além do que é dito nos projetos técnicos apresentados pelo poder público.
O curta estreou nessa sexta-feira (17), no Canal Futura, às 20h30. Tudo que é Sólido Desmancha no Mar pode ser assistido online no Globoplay, pelo Futura Play, e no Site do Futura.
Na TV, a programação do Futura está nas operadoras: Sky – canais 434 HD e 34; Net e Claro TV – canais 534 HD e 34; Vivo – canais 68HD e 24 fibra ótica e Oi TV – canal 35.
Assista clicando no link abaixo:
https://globosatplay.globo.com/futura/v/11370304/
SINOPSE
Há décadas, o avanço do nível do mar em João Pessoa tem sido um tópico polêmico, que sempre volta a ser alvo de discussões entre a sociedade civil organizada e as autoridades. O debate mobiliza toda a população, que lida diariamente com as cicatrizes deixadas na paisagem da cidade.
Curta-metragem documental
Duração: 14 minutos
Lançamento: 17 de fevereiro de 2023, no Canal Futura. Após a estreia, o curta ficará disponível no Futura Play, que faz parte da Globo Play.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba