evento

Festival Cultural da China em João Pessoa é gratuito e tem artes, jogos, gastronomia e música

A programação completa pode ser conferida na página do evento, ou pelo perfil do Instagram do Festival

imagem: divulgação/assessoria

A abertura do 1º Festival Cultura da China, evento pioneiro no Nordeste do Brasil realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Governo do Estado, deu início à programação em João Pessoa com apresentações de canto, música e dança, nessa sexta-feira (3). Veja mais abaixo a programação para o fim de semana.

No hall de entrada do teatro, o público foi recepcionado pela alegria do forró e dos músicos e dançarinos do grupo Eita de Projeções Folclóricas, que realizou apresentações de danças de várias regiões do país, e chamou o público para dançar forró e ciranda.

Depois disso a solenidade teve início com a mesa de abertura composta por autoridades. Após os discursos, um cortejo tomou conta dos espaços do Teatro Pedra do Reino, o Grupo Aruenda da Saudade percorreu o teatro trazendo os trajes, canto e músicas típicas da manifestação cultural de origem africana.

Na sequência, grandes leões vermelhos levados por artistas da Associação da Comunidade Chinesa no Recife adentraram ao teatro, acompanhados de uma animada música instrumental com tambores e gongos. O público presente conferiu de perto uma das principais manifestações culturais Chinesas, ponto alto da comemoração do Ano Novo Chinês, que neste ano deu-se em meados de janeiro, com o início do ano do Coelho.

A pianista chinesa Nan Qi, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abrilhantou a noite acompanhada do pianista Durval Cesetti, do tenor Kaio Morais e do trombonista Gilvando Pereira, na apresentação de 05 peças musicais chinesas; com execução de duas peças em piano a 04 mãos, tenor solo e piano, além de uma peça em trombone e piano.

Dando sequência à arte musical chinesa, a Orquestra Criança Cidadã de Recife apresentou a tradicional música “No campo da esperança”, com arranjo de Nilson Lopes.

Para encerrar a noite, a cultura paraibana novamente tomou o palco, com uma homenagem a Jackson do Pandeiro, um dos maiores nomes da cultura popular nordestina, na apresentação da Ópera do Pandeiro e de Ely Porto. O espetáculo também contou com a presença de Isaías Vicente, sósia de Jackson do Pandeiro.

Evento termina neste domingo (5)

O 1º Festival Cultural da China prossegue neste fim de semana, nos dias 4 e 5, na Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita, em João Pessoa. A programação tem início às 8h e segue até às 20h no sábado e às 18h no domingo.

Serão realizadas atividades para público de todas as idades como mesas redondas, exibição de filmes chineses, concursos culturais, contação de histórias, apresentação de coral cantando músicas chinesas, oficina e exibições de artes marciais, exposições de jogos chineses, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu; apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental, entre outras atividades.

Também serão atrações a degustação de culinária chinesa e tendas temáticas de velas aromáticas e difusores, nós chineses, vasos e porcelanas, Fisioterapia, Horóscopo chinês, C-drama, Descobrindo o Mandarim, e Pinturas faciais e com lápis de cor para crianças.

A programação completa pode ser conferida na página do evento, ou pelo perfil do Instagram do Festival (@festivalculturaldachina).

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria