Sonhar com o crescimento do seu negócio limitado apenas ao ambiente físico não é mais uma realidade comum, isso porque com o avanço da tecnologia e as diversas possibilidades de comunicação que o espaço virtual proporciona, investir nesse contexto de conectividade passou a ser uma opção para abertura de novos negócios, assim como conquistar clientes e aumentar as vendas.
Essa foi a alternativa encontrada pela empresária da cidade de Patos, Allany Carla. Ela é proprietária da loja Lady Shoes, que atua no mercado há oito anos e trabalha com a oferta de produtos através de uma plataforma digital. “Quando terminei minha faculdade passei a pesquisar formas de empreender e percebi através da identificação de um fornecedor local a possibilidade de vender sandálias rasteirinhas. Visitei a fábrica do produto na época, fiz imagens e depois de publicar em uma rede social consegui fechar cerca de 400 pedidos em uma semana. Tudo começou assim e depois passei a estudar o crescimento da demanda”, revelou.
A empresa de Allany Carla é também uma das participantes do ALI Produtividade, projeto ofertado pelo Sebrae/PB e que tem o objetivo de orientar donos de pequenos negócios sobre a implantação de ações que visam o aumento da produtividade. “O nosso trabalho hoje é feito na internet e existe ainda um ponto físico de apoio, mas tudo acontece pelo digital e graças a essa solução a empresa tem atualmente dez funcionários e um site próprio para vendas. O apoio do Sebrae com orientações é importante e até aqui tem colaborado muito”, concluiu.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, a internet nos últimos anos modificou não somente a forma de se comunicar entre as pessoas, como também permitiu a abertura de novos ambientes para o consumo e o acesso de serviços.
“A internet é um recurso que tem influenciado na vida humana de diversas maneiras. Enquanto fenômeno social, o empreendedorismo também foi e está sendo largamente afetado por essa realidade. Modificamos os nossos hábitos de consumo e a experiência de compra e uso de produtos e serviços, em decorrência desse contexto digital. Atualmente, em termos de alcance, o ambiente digital é um enorme universo de possibilidades. Para se ter uma ideia desse potencial, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros possuem acesso à internet. Na população com 10 anos ou mais, já são mais de 155 milhões de usuários”, destacou.
Outro aspecto que deve ser considerado é o processo de planejamento. Segundo Thiago Lucena, essa condição é essencial e deve ser associada à construção de estratégias para fortalecer a atuação dos pequenos negócios que buscam investir no digital.
“Os benefícios obtidos podem variar de acordo com a realidade de cada empresa, sua estratégia de atuação no meio digital e os recursos, eventualmente, utilizados. É importante frisar que não se trata, necessariamente, do porte de um negócio. É possível, por exemplo, que um pequeno comércio local interaja com seus clientes via aplicativo, recebendo pedidos, esclarecendo dúvidas, disponibilizando um catálogo de produtos etc. Isso se traduz em comodidade para o usuário, uma vez que simplifica a sua experiência. Essa mesma finalidade pode ser alcançada por meio de um e-commerce mais estruturado, onde a experiência de compra seja integralmente realizada no portal. Em todo o caso, o planejamento é um elemento essencial”, disse.
Incentivo ao empreendedorismo – O Sebrae/PB apoia o desenvolvimento dos pequenos negócios a partir da disponibilidade de cursos online, eventos, capacitações, consultorias e projetos de inovação e soluções que podem ser consultados pelos interessados através do site da instituição, disponível no endereço eletrônico https://www.sebrae.com.br/paraiba ou em contato com a Central de Relacionamento e do WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800. Também é possível saber mais informações de forma presencial nas agências regionais do Sebrae.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba