exposição

Prefeitura de Campina Grande lança exposições que relembram Carnaval

Ações começaram nessa quarta-feira (1º), com a abertura da exposição “Preto e Branco & Technicollor”, no Hall da Secretaria de Cultura, e vão até 28 de fevereiro

imagem: reprodução/assessoria

Como parte da programação do Campina Folia 2023, o Carnaval da cidade de Campina Grande, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), preparou uma programação especial, composta por exposições, aula-espetáculo e até um baile beneficente.

As ações começaram nessa quarta-feira (1º), com a abertura da exposição “Preto e Branco & Technicollor”, no Hall da própria Secult, e vão até o dia 28 de fevereiro.

O trabalho fotográfico realizado por Clécius de Lacerda e curadoria do diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael, relembra a ocupação das ruas pelos blocos, corsos e foliões, além dos salões de festas da sociedade.

A intenção da exposição é abrir possibilidade de percepção do trabalho do autor de forma diferente, segundo o curador, entrando em um aspecto familiar. As fotos não seguem uma cronologia mas buscam demonstrar todo o sentimento do carnaval.

Os sentidos do corpo humano também serão explorados na exposição através da arte, seja pela música, ouvindo frevo e marchinhas, seja pelo tato, com a disponibilização para fotos de adereços carnavalescos, ou até pelo cheiro, com a difusão de essências.

Carnavalesco será homenageado

Seguindo o calendário de exposições, a Galeria Irene Medeiros, nas instalações do Teatro Municipal Severino Cabral, receberá “Raimundo, o mundo é teu!”. Fazendo uma alusão às fantasias, acessórios, troféus e fotografias, que remetem a recortes pré-definidos de cenas vividas nos carnavais de ontem, homenageando um dos mais importantes artistas carnavalescos, Raimundo Formiga.

O visitante percorrerá a carreira de Formiga contemplando não só fotografias, como também fantasias que marcaram sua vida de carnavalesco, folião, e grande entusiasta e operário da cultura popular.

A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, informa que as exposições não serão apenas contemplativas.

“Aqueles que nos visitarem em qualquer uma das exposições poderão, de fato, viver o Carnaval em uma perspectiva ampla e cognitiva. Pretendemos rememorar esse período festivo através dos sentidos, em especial o olfato, a visão, a audição e o tato. Os visitantes poderão desde observar os objetos e fotos expostas, até entrar em um universo lúdico provando alguns adereços carnavalescos para reviver os momentos das folias de Carnaval”.

Ambas as mostras estarão disponíveis para visitação gratuita até o dia 28 de fevereiro.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria