Não se trata mais de uma questão de “se” ou de “quando”. A inteligência artificial já revoluciona a produção criativa, substituindo o ser humano em tarefas que até pouco tempo julgávamos inabaláveis.
Inteligência artificial não é algo novo, pelo contrário, mas o ChatGPT fez muita gente abrir os olhos pela primeira vez para as oportunidades (e os perigos) gerados por essa tecnologia. Grosso modo, o ChatGPT permite conversar gratuitamente com um robô que, a partir dos comandos escritos pelo usuário, responde na forma de textos. Isso inclui, por exemplo, a descrição de acontecimentos, a explicação de conceitos, a interpretação de fatos e até a criação de letras de música, poemas e mensagens publicitárias.
E é justamente essa última função que já começa a ser utilizada por várias rádios ao redor do mundo. Como se sabe, parte importante da receita do meio vem dos clientes diretos, cujos spots são geralmente feitos pelas próprias emissoras. Quem costuma escrever esses anúncios é o contato comercial, que, muitas vezes, não tem a devida capacitação para executar essa tarefa. É comum escutar spots pouco atraentes e fora da duração vendida.
O ChatGPT já é capaz de resolver esse problema. A título de exemplo, pedi que ele criasse um texto de 30 segundos para as Casas Bahia anunciando uma hipotética promoção de smart TVs da Samsung neste fim de semana. Passados poucos segundos, o robô deu a seguinte resposta:
“Atenção, amigos da Casas Bahia! Este fim de semana é a hora de renovar sua casa com uma smart TV incrível da Samsung! Aproveite nossa promoção exclusiva e leve para casa a melhor qualidade de imagem e som. Com recursos de inteligência artificial e conexão com a internet, você terá uma experiência de entretenimento nunca antes vista. Não perca tempo e corra para a Casas Bahia mais perto de você! Promoção válida somente neste fim de semana. Venha para Casas Bahia, onde você encontra tudo que precisa para sua casa.”
Fiz mais alguns poucos pedidos, como tirar a primeira frase e usar um tom mais persuasivo e informal, sempre dentro da duração determinada inicialmente. Este foi o resultado final:
“Transforme sua sala em um cinema de verdade com a smart TV Samsung na Casas Bahia. Com inteligência artificial e conexão com a internet, você terá acesso a tudo o que quiser, sem sair do conforto do sofá. Imagine assistir a seus programas favoritos com uma imagem nítida e um som incrível. Aproveite nossa promoção deste fim de semana e leve para casa uma TV de alta qualidade por um preço acessível. Não perca tempo, corra para a Casas Bahia mais perto de você e atualize sua casa agora.”
Trata-se de uma peça digna de Cannes? Não. O texto poderia ser revisto mais uma vez? Sim. Mas a verdade é que o esforço de produção foi reduzido drasticamente e o formato vendido foi rigorosamente respeitado. E com um detalhe: por se tratar de uma inteligência artificial baseada em machine learning, o ChatGPT aprende conforme trabalha, o que torna suas respostas únicas e cada vez mais precisas. Nunca um texto é igual a outro, ainda que se dê um comando idêntico.
Mas a inteligência artificial vai muito além da redação e está presente também na música, outro pilar do rádio. Recentemente, foi anunciado o desenvolvimento da MusicLM. Bancada pelo Google, essa IA permite criar músicas de qualquer gênero em alta qualidade a partir de comandos textuais.
Fonte: Tudo Rádio
Créditos: Tudo Rádio