A blogueira chinesa Jin Moumou, conhecida como Tizi, foi multada depois de publicar nas redes socias um vídeo em que aparece comprando, cozinhando e comendo um tubarão-branco. A informação foi divulgada pelo Departamento de Administração e Supervisão de Mercado do Distrito de Nanchong, na China, no último sábado, 28.
Jin teria comprado o tubarão-branco pela internet, pelo site Taobao, em abril de 2022, e teria pago 7.700 yuans (aproximadamente 5.260 reais), segundo as investigações. O vídeo foi publicado em julho nas plataformas Kuaishou e Douyin, onde Tizi tem cerca de 8 milhões de seguidores, e logo viralizou. Na filmagem, a blogueira diz que “pode parecer cruel, mas a carne é realmente muito macia”.
O vídeo não está mais disponível nas redes sociais de Tizi, mas pessoas teriam salvo a filmagem, que mostra a jovem deitada ao lado do tubarão sem vida, para mostrar o tamanho do animal, e replicado os vídeos em canais do YouTube.
A blogueira costumava postar vídeos em que comia alimentos exóticos, como carne de jacaré e avestruz. No caso do tubarão-branco, uma espécie em estado vulnerável de conservação, a atitude de Jin violou a Lei de Proteção de Animais Selvagens da República Popular da China, o que acarretou em uma multa no valor de 125 mil yuans (94 mil reais).
Em fevereiro de 2020, a China impôs a proibição total da compra, venda e consumo de animais selvagens.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra