Polêmicas

Quatro pré-candidatos disputam comando do PT

foto

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba reuniu, ontem, num hotel da orla marítima de João Pessoa, aproximadamente dez agrupamentos internos do PT, congregando mais de duzentas lideranças petistas de todo o Estado, entre as quais dirigentes municipais e estaduais, vereadores, vice-prefeitos, deputados estaduais e vários militantes filiados e vinculados aos movimentos sociais. O seminário tinha como título “Por um PT na Paraíba unido, forte e militante” e foi organizado por correntes internas para analisar a atuação da agremiação em nível estadual, bem como oferecer perspectivas para o Processo de Eleição Direta (PED) em 2013, dando o pontapé inicial para a convergência de agrupamentos e unificação de políticas internas, bem como das intervenções petistas no processo eleitoral do próximo ano.

Alguns participantes apresentaram ao conjunto de filiados do partido quatro pré-candidatos a presidente estadual do diretório: a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Giucélia Figueiredo, os deputados estaduais Anísio Maia e Frei Anastácio Ribeiro e o professor universitário Charlinton Machado. Ao término do processo de registro de chapas, os agrupamentos deverão evoluir para apenas uma candidatura a presidente estadual e municipal em João Pessoa. No plano estadual, o partido é dirigido por Rodrigo Soares, ex-deputado e ex-vice-candidato a governador em 2010 em chapa coligada com o PMDB, que teve como cabeça José Maranhão. Rodrigo é candidato a deputado federal no próximo ano e atualmente ocupa secretaria de Articulação Política na administração do prefeito Luciano Cartaxo, da capital. O diretório municipal passou a ser presidido por Jackson Macedo, depois da renúncia de Antônio Barbosa, que foi derrotado como candidato a vereador em 2012 e teve uma participação ambígua no processo eleitoral, inicialmente defendo aliança com o PSB e, depois, convertendo-se à candidatura própria de Luciano Cartaxo, que saiu vitoriosa. A tendência é de que Jackson Macedo seja reconduzido ao posto, que ocupa há alguns meses.

O atual presidente do diretório em João Pessoa revelou que o seminário constituiu um marco histórico no PT da Paraíba. “Queremos estreitar as relações do PT estadual com os municípios, e a unidade desses agrupamentos será fundamental para o PT no Estado e para a consolidação do nosso partido como uma força nas eleições de 2014”, acrescentou. Além de debater o PED 2013, o seminário construiu alguns consensos, como a defesa do governo na capital, a eleição de Luciano Cartaxo como uma referência real e positiva na condução do PT para o próximo pleito e a falta de compromisso e acompanhamento da atual política que dirige o PT estadual com os municípios. Estiveram presentes: Anísio Maia, Flávio Eduardo Maroja, Fuba, vereador em João Pessoa, Giucélia Figueiredo, atual presidente do CREA-PB, Hildevânio Macedo, secretário de Orçamento Participativo de João Pessoa, David Soares, secretário de organização do PT pessoense, Edvan Silva, secretário de finanças do PT da capital. E mais: Garibalde Pessoa, Ivonaldo Batista, Josenilton Feitosa, Lucius Fabiani, Eder Dantas e Adalberto Fulgêncio, novo secretário de Saúde da prefeitura de João Pessoa e que foi dirigente estadual do Partido dos Trabalhadores por quase sete anos na Paraíba.

A tese de lançamento de candidatura própria ao governo do Estado em 2014 saiu fortalecida, conforme revelou um participante do seminário ao “RepórterPB”. Enquanto isso, em Brasília, foi encerrado o encontro nacional do Partido Popular Socialista, PPS, cuja conclusão foi a decisão de fusão com o PMN. As tratativas para o encaminhamento das acomodações nos Estados serão deflagradas a partir de agora. O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, filiado ao PPS, esteve presente ao evento. Ele trava uma queda de braço com a deputada Gilma Germano, presidente do diretório estadual. Bandeira é aliado de Luciano Cartaxo (PT), e Gilma é partidária do governador Ricardo Coutinho (PSB).