Marcos Tavares
É glorioso quando a gente pode dizer de peito lavado: eu não avisei?! E avisei mesmo. Os estudantes do Liceu Paraibano invadiram a Câmara Municipal de João Pessoa querendo igualmente o passe livre que Cartaxo concedeu aos estudantes da rede municipal. Dizem que no ardor da campanha ele teria prometido passe livre para todos, esquecido que seu poder termina na ponta do rio Sanhauá. Prometido ou não, está criado o problema, já que nosso governador já disse que não entra nessa farra.
O que foi uma ação positiva e eleitoreira de Cartaxo pode terminar em problemas. Estudantes são uma classe muito mobilizada e que adora passeatas e afins, de modo que o prefeito pode esperar gritaria na porta do Paço Municipal e muito barulho até que ele estenda essa bendita gratificação a quem é aluno do Estado. Como é improvável que a Prefeitura tenha caixa e interesse para isso, a luta deve continuar com todos os desdobramentos desagradáveis que ela traz e respingar até para o lado do governador, que fatalmente vai ser comparado ao prefeito.
A rigor, o passe livre para estudantes municipais não é um grande feito. Como bem disse Ricardo, a maioria dos alunos mora em bairros próximos à escola e, como o benefício exige o endosso da escola, ele não serve para ir à praia, ao cinema nem ao futebol. Foi uma medida pensada só pelo impacto positivo que traria aos cem dias de governo, mas esqueceram de entender que para toda ação existe uma reação contrária de igual intensidade.
Passe
É impossível negar que a adoção do passe livre é benéfica à sociedade. A questão é: por que apenas estudantes da rede municipal, se estudantes carentes também usam as escolas públicas estaduais?
Não acredito que uma injunção política tenha determinado essa escolha, pois isso seria muito mesquinho. Prefiro acreditar que a verba municipal não permite esses avanços sem um reforço e uma companhia do tesouro estadual.
Mas como a relação entre os dois gestores – estadual e municipal – só piora, o jeito é ir pagando a passagem.
Procura
A Comissão de Saúde da AL, presidida pelo deputado Doutor Aníbal, inicia inspeções em hospitais da Paraíba.
Essa inspeção tem endereço dirigido. Encontrar falhas – o que não é difícil – e crucificar o atual secretário de Saúde do Estado.
O deputado Doutor Aníbal tem pautado toda sua atuação parlamentar no combate direto aos secretários de Saúde, sejam eles estaduais, municipais ou até federais.
Serviço
O serviço nos bares e restaurantes é de péssima categoria e afasta os frequentadores. Está na pauta da maioria dos turistas como um ponto negativo para a cidade.
Não se faz turismo sem bom serviço.
Quebrados
Depois da longa estiagem, municípios nordestinos se deparam com uma queda no repasse do FPM.
É a falência da maioria desses municípios que não possuem nenhuma renda própria e vivem desse repasse.
Terceiros
Em Campina Grande – como na capital – chega a celeuma em torno da terceirização dos serviços de saúde.
Um prato cheio para os oposicionistas.
Tamanho
Uma ação de grande tamanho nos primeiros cem dias de Cartaxo. A Bica ganha um elefante para diversão dos frequentadores.
Que é um grande feito ninguém pode negar.
Violência
O final de semana apenas começa e os números da violência já são preocupantes.
Nenhuma ação efetiva vem sendo desenvolvida para melhorar esse estado de coisas.
Na Carne
Governo chinês legisla até no além. Proibiu – por lei – a reencarnação de Buda em outros mestres como o Dalai Lama. Resta saber como o fato vai ser comunicado às entidades do além.
Frases…
Frases Mortais – Atira se for homem!
Frases Mortais – Pode alisar. É pitbull, mas é manso.
Frases Mortais – Vamos saltar. Não tem erro…