O procurador-geral do Estado da Paraíba, Fábio Andrade Medeiros, foi eleito nesta quinta-feira (20), presidente do Fórum dos Procuradores Gerais dos Estados do Nordeste. A eleição ocorreu por meio de videoconferência, para discutir questões comuns aos Estados e deliberar sobre algumas medidas para atuação conjunta das Procuradorias.
A eleição de Andrade ocorreu um dia antes da reunião de governadores do Consórcio Nordeste, ocorrida hoje no Centro de Convenções de Pessoa, em que foram discutidas demandas conjuntas dos estados para serem apresentados ao presidente Lula (PT),
Após a eleição para a Presidência do Fórum, Andrade disse que, com a ajuda dos demais procuradores, pretende buscar melhorias para o nordeste. “Tive a honra de ser escolhido pelos colegas como Presidente do Fórum Permanente, para mandato até o final de 2023, coincidindo com o mandato do governador João Azevêdo no Consórcio dos governadores do Nordeste”, comentou.
Fábio Andrade ainda citou a importância do Fórum Permanente de Procuradores-gerais do Estado do Nordeste, que segundo ele contribui para promover a discussão de temas comuns aos Estados nordestinos, já que a intervenção das Procuradorias Gerais para auxiliar a tomada de decisões importantes pelos governadores da região é algo recorrente.
A reunião foi gerada da sede da PGE-PB, também como evento preparatório para a reunião do Consórcio do Nordeste, realizada nesta sexta-feira (20), em João Pessoa. O Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste é um espaço permanente, criado no ano de 2015 pelos procuradores gerais da região, que serve para debater temas específicos de interesses regionais e a defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos, como repasses na educação e na saúde, que são inferiores em relação a estados de outras regiões, entre outros problemas comuns aos Estados, intercâmbios e trocas de experiências.
Fonte: Agenda Política
Créditos: Agenda Política