AC2B intensifica encontro de cajazeirenses no DF

Sales Fernandes

Depois do sucesso da grande prévia, a Festa “Uma Noite em Cajazeiras”, realizada no último dia 23 de março em João Pessoa, a diretoria da AC2B – Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados de Brasília, intensifica os preparativos para a realização do Quarto Encontro dos filhos legítimos e filhos adotivos da terra do Padre Rolim, entre os dias 19 a 21 próximos na capital federal. O Encontro terá início a partir das 10h da manhã do dia 19 de abril, com a recepção aos participantes pela diretoria da AC2B no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubisteck. A partir das 14h, haverá apresentação do programa Rádio Vivo Especial pela rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, sob o comando de Petson Santos e participação especial de Ubiratan de Assis, João Camurça, Nonato Guedes e Sales Fernandes entrevistando os convidados e homenageados da reunão.

Às 19h30min, começa a Sessão Solene de abertura oficial do Encontro, tendo como local o Salão Nobre do Hotel Nacional, para entrega de comendas e honrarias com o título de Sócio Benemérito da AC2B, lançamento do livro “A Fala do Poder”, do jornalista cajazeirense Nonato Guedes e culminando com um coquetel no salão de festa do mesmo hotel, ao som de Jocélio Amaro e Alysson Voz e Violão. Todo o Encontro será transmitido, ao vivo, pela TV Digital Diário do Sertão, de Cajazeiras. Diversas personalidades serão homenageadas e já confirmaram presenças, a exemplo do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, atual deputado federal, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, dos deputados Antonio Vituriano e José Aldemir, ex-prefeito Jeová Campos, prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, vice-prefeito Júnior Araújo, secretário estadual de Interiorização, Carlos Antônio de Oliveira e ex-prefeitos José Nello Zerinho Rodrigues e Francisco Matias Rolim.

O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Nilson Meireles, os vereadores Marcos Barros, Moacir Menezes, Alyssn Voz e Violão, além dos secretários municipais Gilberto Lyra, Lea Silva, Joselito Feitosa e o multimídia Cristiano Moura, já confirmaram participação no Encontro. O empresário Arlan Rodrigues, Oswaldo Martins, Kildare Cavalcanti, Chico Mendes, Constantino Júnior, Antônio Rangel de Moura, Antônio Ricardo e os médicos cajazeirenses Marcílio Cartaxo e Wellington Lins, este radicado em Brasília, estão no rol dos homenageados do Encontro da AC2B. A expectativa é de confirmação dos homenageados especiais, entre os quais o empresário João Claudino, ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, governador Ricardo Coutinho, senador Cássio Cunha Lima, senador-suplente José Gonzaga Sobrinho (Deca do Atacadão), prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ex-vice-prefeito da capital, o médico cajazeirense Reginaldo Tavares e empresário José Cavalcanti da Silva.

 

Ainda de acordo com a programação serão homenageados sete médicos (in memoriam) que prestaram relevantes serviços na área da Saúde à cidade da Culltura, nas décadas de 50 a 60, a exemplo de Otacílio Jurema, João Izidro, Waldemar Pires, Deodato Cartaxo, Sabino Rolim, Júlio Bandeira e Epitácio Leite Rolim. Na área da Educação, a professora Carmelita Gonçalves, o ex-reitor da UFCG Thompson Mariz e o diretor da Fafic, padre Agripino, representando a diocese de Cajazeiras, são presenças já confirmadas. Os homenageados na área jurídica são Sales Albuquerque, Procural Geral do Ministério Público em Pernambuco, e o advogado e blogueiro Dirceu Marques Galvão, do blog “Sete Candeeiros”. O Encontro prossegue no sábado, dia 20 de abril, com churrasco de confraternização de cajazeirenses ao som da banda “Os Bembens”, de Brasília, formado por cajazeirenses e cajazeirados. O Encontro encerra no domingo com um city-tour pela cidade de Brasília, no dia em que é celebrado seu aniversário (53 anos), a 21 de abril. O presidente da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados de Brasília, Eduardo Pereira, que é bibliotecário, e todos os que fazem a diretoria da AC2B renovam o convite aos cajazeirenses e cajazeirados espalhados em todo o Brasil, para participarem dos eventos. Além de discutir e debater grandes temas de interesse da cidade, o Encontro tem como objetivo principal congregar e manter acesa a chama do “Espírito de Cajazeirabilidade”. A senha para participar da programação é apenas ter amor à cidade e defender com tenacidade a terra do Padre Inácio de Souza Rolim, como a eterna e hospitaleira cidade que ensinou a Paraíba a ler e é o berço da cultura do nosso Estado.