Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizou uma reunião com parte de sua equipe técnica para os últimos ajustes relacionados a programação cultural que também integra o calendário do Campina Folia e que ocorrerá no mês de fevereiro deste ano, integrando a vasta agenda de eventos culturais da cidade.
As realizações da Secult, por sua vez, vão além dos eventos alusivos ao Ciclo Carnavalesco. Com um aspecto voltado para a arte-educação, um Circuito de Exposições está previsto entre as ações, este iniciará a partir do dia 1º de fevereiro e seguirá por todo o mês de fevereiro na Galeria Irene Medeiros, localizada no Teatro Municipal Severino Cabral, na Galeria Edvaldo do Ó (hall da Secult) e até no Terminal de Integração da Rainha da Borborema, por onde passam milhares de pessoas diariamente.
As exposições possuem um teor de reverenciamento a todas as manifestações populares presentes nesse circuito através de um caráter historiográfico, trazendo a memória de toda uma situação. Elas abraçarão o viés itinerante, ou seja, as exposições mudarão ao longo do período, permitindo que o público interaja através dos sentidos: visão, audição, tato, e olfato, e até deixar sua marca e experiência em um mural repleto de recados.
Seguindo na perspectiva artística educacional, a Feira Central, patrimônio imaterial de Campina Grande, receberá uma Aula-Espetáculo denominada de “Frevando”, em 9 de fevereiro, dia que se comemora o ritmo que embala muitos carnavais. Neste dia, será promovido um cortejo com uma frevioca no espaço, mobilizando agentes culturais e comerciantes nesta intervenção.
Fechando o Circuito Cultural Carnavalesco em grande estilo, a Secretaria de Cultura preparou um Baile Municipal, intitulado de “A Batalha dos Confetes”. O evento, que ocorrerá no espaço de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), é gratuito e será beneficente. Este tem como objetivo resgatar a história dos bailes da cidade por meio do lirismo do carnaval, com uma programação robusta.
Entre as atrações estarão: a Filarmônica Epitácio Pessoa, em seu Concerto Carnavalesco, uma Banda Baile e diversas participações musicais a exemplo de Alexandre Tan, Adília Uchôa, Eloisa Olinto e outros nomes do cenário musical da cidade. Além, é claro, da presença garantida das escolas de sambas e troças carnavalescas da Rainha da Borborema, assumindo o protagonismo dessa manifestação cultural na cidade.
Toda a programação está no processo de ajuste dos últimos detalhes para que os pormenores sejam divulgados à população em breve.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba