João Pessoa deverá ser a cidade mais visitada pelos turistas que irão passar temporada nas cidades-sede durante os eventos esportivos deste e do próximo ano”. A afirmação foi feita pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a 22ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece em Salvador (BA) até o próximo domingo.
Conforme explicou na ocasião, a capital paraibana se beneficiará não apenas das demandas de Recife e Natal – que estão mais próximas –, mas dos turistas que visitarão Fortaleza e Salvador neste ano com a Copa das Confederações e em 2014 com a Copa do Mundo. “Pela nossa análise, a Paraíba está fazendo a lição de casa para que isso aconteça, está no caminho certo para acompanhar de forma homogênea o crescimento do turismo no Nordeste”, acrescentou.
Sobre isto, entre os pontos citados que, na opinião do ministro, vem sendo fundamentais para tornar a Paraíba mais competitiva estão a conclusão do Centro de Convenções de João Pessoa no próximo semestre, a capacitação da mão de obra receptiva e a qualificação da orla marítima. “O mais importante agora é que a Paraíba continue o trabalho que vem desenvolvendo nestas frentes”, completou.
Para a presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), Danielle Novis, a região nordestina é destino certo para turistas nacionais e internacionais. “Por isso, precisamos crescer de forma coesa. Com a sua identidade, o Nordeste é o destino mais procurado do país, das Américas e pelos turistas internacionais”, afirmou.
50 MILHÕES
Durante a abertura do evento, na última quarta-feira, o ministro já havia anunciado um aporte de R$ 50 milhões para dar continuidade às obras do Centro de Convenções. “Conversei com o governador Ricardo Coutinho [PSB] e com o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo [PT] e este é um projeto do Estado que tem todo apoio do Ministério do Turismo [MT]”, comentou na ocasião.
Anteriormente, o MT já havia liberado R$ 20 milhões para este fim. Agora, conforme Gastão Vieira, o recurso será medido pela Caixa Econômica Federal e para ser pago a partir do andamento das obras.
PRINCIPAL EVENTO
A BNTM é a principal bolsa de turismo do nordeste brasileiro. A edição deste ano acontece simultaneamente ao II Salão Baiano de Turismo e à Feira da Associação Brasileira de Agências de Viagem da Bahia (Abav-Bahia). Organizado pela CTI-Nordeste, a BNTM 2013 conta com cerca de 246 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. O evento conta com 141 estandes, sendo 23 na área institucional e 118 na área comercial. O BNTM é voltado ao fomento do turismo no local onde é estabelecido sua Sede, os convidados ou compradores (buyers) do destino Brasil vem ao evento para fechar pacotes turísticos para os seus clientes em seu país de origem. O evento atua em diversos segmentos de mercados, como: pousadas, hotéis, operadoras, agências de viagens, pousadas de charme, entre outros. Sendo assim, os operadores internacionais poderão indicar a seus clientes uma diversidade de empreendimentos, do pequeno, médio e grande porte, com um leque de opções e gosto para o mais variados públicos. É proporcionado a Micro e Pequenas Empresas (MPE) oportunidades de negócios e expansão de mercado. Os compradores participam da BNTM para conhecer e negociar com empresas e operadoras locais ligadas ao turismo (hotéis, resorts, agências de turismo, agências de receptivo, pousadas) e operadores nacionais e internacionais, companhias aéreas e órgãos governamentais. (*A repórter viajou para Salvador a convite da comissão organizadora da BNTM)
Do Blog com JP OnLine