O Banco do Brasil terá a sua primeira mulher como presidente em 214 anos. Tarciana Medeiros tomará posse nesta segunda-feira (16). O banco público foi fundado em 1808.
A escolha da nova presidente do Banco do Brasil foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em 30 de dezembro de 2022.
Medeiros é administradora e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão, a carreira da nova prisdente do banco público começou em 1988. Na época, Tarciana trabalhava como feirante, dez anos depois foi professora.
Ela entrou no Banco do Brasil em 2000. Medeiros também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além do Distrito Federal.
Tarciana foi gestora de uma das equipes responsáveis pela orçamentação comercial de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos, que levaram a BB Seguridade a cumprir as projeções e perspectivas para o negócio declarados ao mercado.
De 2018 a 2020, esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos. Como Superintendente Comercial na BB Seguridade, ela desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou a coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.
Em 2021, foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, ficando responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.
O presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi exonerado nesta segunda. A publicação da exoneração, assim como a nomeação de Tarciana Medeiros, foram publicadas no Diário Oficial da União.
Fonte: Portal T5
Créditos: Polêmica Paraíba