Polêmicas

Líder coloca ´torniquete´

Arimatea Sousa

Líder coloca ´torniquete´

O deputado Vituriano de Abreu (PSC) cumpriu a promessa e informou ontem que entrou com uma ação civil pública no Ministério Público, contra o governador Ricardo Coutinho, para que ele seja responsabilizado pela prática de improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Desobediente

A motivação é relacionada à “desobediência” de RC à lei estadual que proíbe a contratação de “pessoas ´fichas sujas´ em cargos públicos”.

Na mira

O alvo de Vituriano é o ato de nomeação do ex-prefeito Carlos Antônio de Oliveira para o cargo de secretário da Interiorização.

“Desaforo”

“É um desaforo. O próprio governador desobedecendo a lei. Cabe ao governante passar por esse vexame, porque eu sei que a Justiça vai fazer com que o governador responda a processo”, bradou o deputado, desafeto de Carlos Antonio na política cajazeirense.

Na tela

Os prefeitos de Campina (Romero Rodrigues) e de João Pessoa (Luciano Cartaxo) concedem entrevistas hoje, ao vivo, no telejornal Bom Dia Paraíba, às 6h30 da manhã nas TVs Cabo Branco e Paraíba, fazendo um balanço dos 100 dias de gestão.

Rumo ao arquivo

O Diário do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa publicou ontem o arquivamento dos quatro pedidos de instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito protocolados na Casa por parlamentares.

Objetivos

A CPI proposta pelo deputado Hervázio Bezerra tinha como objetivo investigar o funcionamento dos Planos de Saúde no Estado; o pedido de instalação feito pelo deputado João Gonçalves (PEN) visava apurar a responsabilidade por danos ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel.

Outras duas

A deputada Léa Toscano (PSB) teve arquivado o pedido que tinha como proposta apurar a denúncia de tráfico de pessoas na Paraíba.

Por fim, a deputada Iraê Lucena (PMDB) teve a CPI arquivada que objetivava investigar a situação da violência contra a mulher.

Conhecimento de causa

“… A polícia da Paraíba é seletiva. Só apura o que ela quer apurar…” (delegado/vereador Olimpio Oliveira, PMDB, na sessão de ontem da Câmara campinense).

Relegado

Ao lançar ontem a nova edição do Orçamento Participativo no Estado, Ricardo Coutinho disse que o OP em João Pessoa “está esvaziado e virou uma imposição”.

Rigor

A deputada Daniella Ribeiro (PP) solicitou para hoje uma audiência com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, para pedir “uma fiscalização rigorosa da lei” que autorizou a Prefeitura de Campina a terceirizar serviços públicos.

Nossa vergonha

Estão em curso fiscalizações em treze Estados com relação a desvio de dinheiro da merenda escolar.

Da boca de…

“… Ricardo Coutinho tem uma ruindade permanente…” (vereador Pimentel Filho, PMDB, na sessão de ontem da Câmara campinense).

Mudar de lado

O PTB – tradicional aliado dos tucanos – também se prepara para mudar de lado e integrar a base do Governo Dilma, apesar de ter sido o ´causador´ do escândalo do mensalão.

´Dote´

O presidente nacional da legenda, Benito Gama (BA), já foi convidado para assumir uma vice-presidência do Banco do Brasil.

Pinga-pinga

O prefeito de Sumé, Francisco Duarte Neto, ´Doutor Neto´ (PMDB), anunciou a sua “adesão ao projeto político” de Ricardo Coutinho.

Contabilidade

Já são 38 os prefeitos que haviam acompanhado o candidato a governador do PMDB em 2010, José Maranhão, e agora embarcam na ´arca´ de RC.

Na fila

São aguardadas para os próximos dias as adesões de dois prefeitos e um ex-prefeito na região do Cariri.

Amortecedor

O líder do Governo na Assembleia, Hervázio Bezerra (PSDB), tentou colocar ´panos quentes´ na nebulosa aproximação do ex-senador peemedebista Wilson Santiago da base governista.

– Se Wilson afirmou que é candidato (a senador) eu não ouvi. Ele pode até ter vontade, agora saber se ele vai ter pernas para chegar até lá é outra história – comentou Bezerra.

Ele observou ainda que “por mais que tentem fazer desunião (entre Ricardo e Cássio), os dois têm conversado permanentemente. Na hora oportuna, tenho certeza que vão conversar com maturidade e com equilíbrio pelo bem da Paraíba”.

O TSE ´podou´ a Paraíba…