Representatividade

Mesmo com quase metade dos ministros já anunciados por Lula sendo do Nordeste, Paraíba não tem representantes na equipe; confira os escolhidos

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O presidente eleito Lula (PT) já anunciou oficialmente, até o momento, 21 futuros ministros que o acompanharão no governo federal. E o Nordeste, que teve participação fundamental na sua vitória nas eleições presidenciais deste ano, está bem contemplado na lista atual de ministros.

Dos 21 anunciados, quase a metade são nordestinos. Até agora, nove dos 21 anunciados nasceram em um dos nove estados nordestinos. Ainda, outros dois estão cotados para assumir ministérios na próxima leva de ministros que Lula deve anunciar ainda nesta quinta-feira (29). Mesmo com toda essa relação, a Paraíba é um dos poucos estados da região a ficar de fora da lista de ministros do próximo governo.

Saiba a seguir quem são e qual o estado de origem deles.

Rui Costa

Atual governador da Bahia, Rui Costa irá assumir a Casa Civil.

Flávio Dino

Ex-governador do Maranhão e eleito senador nas últimas eleições, Flávio Dino assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

José Múcio Monteiro

José Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula. Natural de Pernambuco, ele foi anunciado pelo presidente eleito para chefiar o ministério da Defesa.

Margareth Menezes

Cantora baiana, Margareth tem mais de 10 álbuns lançados, indicações ao Grammy e diversas turnês internacionais. Ela foi anunciada para ser ministra da Cultura.

Camilo Santana

O cearense Camilo Santana, que já foi deputado estadual e ex-governador do estado por dois mandatos, Camilo havia sido eleito senador em outubro passado. No entanto, Lula o escolheu para ser o próximo ministro da Educação.

Jorge Messias

Procurador da Fazenda Nacional, o pernambucano Jorge Messias será o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele ficou nacionalmente conhecido por ser citado em uma conversa entre Lula e Dilma, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, onde a qualidade do áudio fez seu nome ser ouvido como ‘Bessias’.

Luciana Santos

Também pernambucana, a ex-deputada estadual e federal Luciana Santos irá ocupar o cargo de ministra da Ciência e Tecnologia. Ela é a atual presidente nacional do PCdoB.

Márcio Macêdo

Nascido na Bahia, no entanto, Márcio Macêdo fez toda a sua carreira política em Sergipe. Ele foi deputado federal e foi presidente do diretório estadual do PT no estado e hoje é um dos vice-presidentes nacionais da legenda. Márcio foi escolhido por Lula para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Wellington Dias

Senador eleito pelo Piauí, Wellington foi governador do estado por quatro mandatos e presidiu o Consórcio Nordeste. Ele foi escolhido pelo presidente eleito Lula para comandar o ministério do Desenvolvimento Social.

Cotados

Circulam nos bastidores de Brasília que pelo menos mais dois nomes do Nordeste foram escolhidos por Lula e que os convites já foram aceitos, faltando, portanto, apenas o anúncio oficial.

São eles a indígena Sônia Guajajara, nascida no Maranhão, que será ministra dos Povos Indígenas; e Renan Filho, filho de Renan Calheiros; que ocupará o cargo de ministro dos Transportes.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba