Polêmicas

100 dias: Luciano Cartaxo planeja JP para 20 anos

foto

“O grande desafio é planejar João Pessoa para os próximos 20 anos”. A afirmação é do prefeito Luciano Cartaxo (PT) ao fazer uma avaliação dos 100 dias de sua gestão. Primeiro petista a administrar a maior cidade da Paraíba, ele revela que mantém um ritmo de trabalho intenso para conseguir pôr em prática as propostas que defendeu durante a campanha eleitoral. Ele garante que vai honrar com todos os compromissos assumidos em palanque na eleição de 2012. “O que nós colocamos como proposta de campanha nós temos um rumo, temos um roteiro e estamos trabalhando nessa direção. Eu tenho certeza que os desafios são grandes, mas nós estamos pontuando bem naquilo que nós propomos fazer pela cidade”, pontua Cartaxo.

JORNAL DA PARAÍBA- Quais as dificuldades que o senhor encontrou e o que já pôde ser feito pela cidade nesses 100 dias?

LUCIANO CARTAXO- Nós tomamos uma iniciativa e uma meta no governo de trabalhar pensando no desenvolvimento da cidade de João Pessoa. A dificuldade de governar uma cidade do porte de João Pessoa, com 700 mil habitantes, é imensa. Mas a nossa orientação, o nosso dia a dia, tem sido focado em buscar soluções para os problemas da cidade. Essa é a orientação dada a todo o nosso secretariado. Desde o primeiro dia de governo que nós temos trabalhado com esse objetivo, com esse foco, de estabelecer metas ousadas para serem cumpridas em prazos estabelecidos, levando em consideração que o nosso compromisso com a população de João Pessoa foi efetivamente melhorar a qualidade do nosso povo e melhorar a cidade de um modo geral. As dificuldades existem, mas nós estamos focados na resolução dos problemas.

JP – Quais são esses problemas que o senhor já conseguiu detectar?

LUCIANO – O problema da mobilidade urbana é algo real, é algo verdadeiro. A dificuldade do trânsito em nossa cidade é um desafio que nós estamos trabalhando para superar. O nosso objetivo em relação a isso é exatamente estabelecer num curto espaço de tempo o início das ações para construção dos corredores exclusivos em nossa cidade. Nós trabalhamos com a perspectiva de ter um corredor exclusivo de ônibus, chamado BRT, que acontecerá na avenida Pedro II, na Epitácio Pessoa, na 2 de Fevereiro e na Avenida Cruz das Armas. Recentemente conseguimos no Ministério das Cidades a liberação de mais R$ 50 milhões, que vai permitir incluir também o corredor da Avenida Tancredo Neves, que dá acesso à praia. Nós vamos ter cinco grandes corredores exclusivos, além de obras complementares que vão dar acesso a esses corredores, bem como a pavimentação de diversas ruas na cidade de João Pessoa. O desafio é exatamente esse, de qualificar e melhorar o nosso transporte, o nosso trânsito.

JP – O senhor está falando de obras que ainda vão acontecer. Mas, de concreto, o que já foi possível fazer nesse período no comando da prefeitura?

LUCIANO- Num curto espaço de tempo, eu diria que nós temos um balanço extremamente valioso. Por exemplo, nós estamos com uma obra bem adiantada, já praticamente finalizada, na nossa orla. São 8,5 km de orla que foi recapeada com asfalto, beneficiando Tambaú, Cabo Branco, Manaíra e Bessa. Nós também fizemos investimentos na iluminação da nossa praia, que valoriza a nossa orla, sem dúvida alguma. Iniciamos uma outra obra importante, que é a Avenida Panorâmica, no Altiplano, um bairro que tem crescido muito e vai crescer mais ainda. Nós estamos já na fase da duplicação daquela avenida. Fizemos uma intervenção simples, mas objetiva, também na Epitácio Pessoa. Nós tivemos também obras importantes, dentro do nosso projeto de habitação, que foi a entrega de 576 apartamentos aqui na cidade, inclusive com a presença da presidente Dilma Rousseff. Nós tivemos também uma ação importante, que é o início das obras para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Valentina Figueiredo. Nós demos início também à construção de quatro novos PSFs na nossa cidade. Entregamos já a primeira etapa do mercado da Torre, um mercado importante para a nossa cidade. Nós demos ordem de serviço para a construção de 11 Creis, que são os centros de referência em educação infantil, que a gente chamava anteriormente de creches. Enfim, o governo tem trabalhado muito, não só do ponto de vista da execução de obras, mas também de algo muito importante para a cidade, que é exatamente a valorização do servidor público. Isso tem sido uma marca do nosso governo através do diálogo permanente.

JP- O que na sua opinião vai marcar a sua administração como prefeito de João Pessoa?

LUCIANO – O que vai marcar a nossa administração, eu não tenho a menor dúvida, é a forma de governar a cidade, com um diálogo permanente, um diálogo franco, aberto, com a cidade, com os servidores públicos, com os empresários, com a Igreja, com os movimentos sociais e com os trabalhadores de um modo geral. Eu tenho tido uma agenda de trabalho de aproximadamente 15 horas por dia. Mesmo assim, a gente tem tempo suficiente para dialogar bastante com os diversos segmentos da sociedade, isso tem sido uma marca do nosso governo.

JP- O senhor avalia que a equipe que o senhor escolheu está dando conta do recado? O senhor está satisfeito com a sua equipe de auxiliares?

LUCIANO – Muito satisfeito. Eu considero que a equipe está dando conta do recado, é uma equipe motivada. Nós fizemos uma escolha que levasse em consideração também o perfil de cada secretário, que tivesse uma identidade com a pasta com a qual vai trabalhar e o resultado tem sido realmente muito interessante. Existe uma motivação, uma vontade de fazer cada vez mais. As reuniões e o diálogo direto com os secretários têm demonstrado isso e mais do que o diálogo são as ações concretas. A gente percebe que há uma disposição muito grande com o trabalho. O ritmo tem sido muito forte. Há também uma integração entre a equipe de secretários. Nós estamos trabalhando focando muito no desempenho de maneira coletiva. Nós estamos trabalhando projetos articulados dentro do próprio governo e isso tem dado resultado muito significativo.

JP- O senhor tem sido rigoroso no sentido de cobrar dos seus secretários?

LUCIANO- Eu tenho sido criterioso. Eu procuro dar o exemplo, procuro dar o ritmo de trabalho. Repito, são quase 16 horas de trabalho diário, inclusive aos sábados, tenho reservado apenas o domingo para a família, mas nós temos mostrado isso para a equipe. Nós temos um prazo de quatro anos para governar a cidade e precisamos não só planejar para o nosso mandato de quatro anos, mas para o futuro. O grande desafio é planejar João Pessoa para os próximos 20 anos. Foi dessa forma que nós trouxemos a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a própria Caixa Econômica Federal no projeto Cidade Sustentável. João Pessoa foi a primeira cidade do Brasil contemplada com esse projeto no ano de 2013.

JP- Das propostas que foram apresentadas durante a sua campanha, o senhor tem como executar todas elas?

LUCIANO- Nós estamos trabalhando com o foco no que apresentamos no plano de governo para a cidade de João Pessoa. Nós estamos tendo uma linha de trabalho diário. Nós estamos praticando exatamente o que colocamos como proposta de campanha. O diálogo franco e aberto com a cidade, isso é rotina no nosso governo. A questão, por exemplo, das casas. A proposta de construir 13 mil casas no período de quatro anos, nós estamos focado nesse objetivo, estamos trabalhando nesse sentido, inclusive já no início do próximo mês a gente tem aí a apresentação do nosso programa habitacional para a cidade de João Pessoa. A nossa proposta de pavimentar 600 ruas nós estamos trabalhando com esse objetivo. Vamos apresentar também o nosso programa de pavimentação. A nossa proposta de ter pelo menos mais três UPAs, nós já demos ordem de serviço para a primeira que está sendo construída no Valentina Figueiredo, entre outras obras.