Turistas acham João Pessoa uma cidade tranquila

foto

Mesmo com estudos nacionais, como o Mapa da Violência, que classificam João Pessoa como uma das cidades mais violentas do país, duas pesquisas realizadas no final do ano passado e início deste ano com pessoas que visitaram a capital, revelavam que João Pessoa é uma cidade tranquila e que oferece segurança aos turistas. Mais de 90% deles indicam a cidade como destino turístico. Os dados foram apresentados na manhã de ontem pela Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur).

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) entrevistou 517 turistas, que ficaram em João Pessoa entre sete e dez dias, no período de 26 de dezembro do ano passado e 11 de janeiro deste ano. O resultado da pesquisa mostrou que 73,42% dos entrevistados aprovaram a segurança pública na cidade. Segundo a Ceatur, na mesma pesquisa realizada no ano anterior a aprovação foi 71,40%.

Desse público, 96,33% afirmaram que pretendem voltar a João Pessoa e 98,07% recomendam a capital como destino turístico.

“É a terceira vez que venho a João Pessoa. Acho uma cidade maravilhosa, gostosa de se visitar, pois as pessoas são muito receptivas, as praias são belas e existem muitos pontos turísticos que podem ser apreciados. Isso tudo emparelhado com a sensação de tranquilidade que a cidade passa. Voltarei mais vezes e recomendo a qualquer pessoa”, afirmou a advogada Mariana Figueiroa, que reside no Rio de Janeiro e está na capital há uma semana.

Outra pesquisa realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), em um período maior que a anterior, já que foi desde 30 de outubro de 2012 a 8 de fevereiro deste ano, entrevistou 703 turistas e apenas 33 deles, o que corresponde a 4,69%, sugeriram que a cidade deveria melhorar na segurança.

Com relação ao desejo de voltar à cidade, 93,75% dos entrevistados afirmaram que visitará a capital outras vezes e 96,59% disseram que indicariam João Pessoa como destino de férias e passeio. Segundo informações repassadas pela Ceatur, no ano passado a taxa de ocupação hoteleira em João Pessoa alcançou 68,47% de sua capacidade.

Para o comandante da Ceatur, capitão Onierbeth Elias, o resultado é positivo e representa o trabalho desenvolvido pela companhia desde sua implantação, em 2011. “O ponto de vista de algum item de segurança pública pode ser analisado e interpretado de forma diferente, através dos números coletados por instituições públicas e privadas. No entanto, a nossa intenção é melhorar cada vez mais para que nosso serviço corresponda sempre a melhores índices”, disse.

A Ceatur possui um efetivo de 111 policiais, e 17 (15%) deles são habilitados para falar outros idiomas para melhor atender os turistas que visitam a Paraíba. Além disso, todo o quadro de militares da companhia passou por treinamento com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a fim de obter mais conhecimento para o serviço especializado ao turista.

A Ceatur possui responsabilidade de área dos bairros Tambaú, Cabo Branco e Altiplano, em João Pessoa, no Farol de Cabo Branco e no Centro Histórico da capital. A companhia atua ainda no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Bayeux, Praia do Jacaré, em Cabedelo, ambas na região Metropolitana de João Pessoa e na Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba. O trabalho é feito com policiais em viaturas, a pé e em bicicletas.