opinião

GALDINIANA: vem aí um novo BI-GALDINO na ALPB, anotem! – Por Rui Galdino

O galdinista disse e os fatos aconteceram. Ontem (13/12), a Assembleia aprovou o projeto de resolução 474/2022, transformando em votação ABERTA a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Assembleia, a partir de 01/02/2023, que até então, eram secretas.

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na quarta-feira de hoje, vamos trazer as seguintes galdinianas:

1ª GALDINIANA: O galdinista disse e os fatos aconteceram. Ontem (13/12), a Assembleia aprovou o projeto de resolução 474/2022, transformando em votação ABERTA a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Assembleia, a partir de 01/02/2023, que até então, eram secretas. Além disso, também foram aprovadas as seguintes mudanças no Regimento Interno: 1º) A obrigatoriedade do candidato apresentar a sua chapa até 10 dias antes do pleito e com a assinatura de 12 deputados, com isso, acabou a possibilidade de candidaturas avulsas e de última hora; 2º) A obrigatoriedade de serem realizadas as eleições dos 1º e 2º biênios na mesma sessão e no mesmo dia, sob o comando de Adriano. Assim sendo, fica claro que o deputado Branco Mendes, não será candidato no 1º biênio, caso contrário, uma vez eleito, teria que presidir a eleição para o 2º biênio. Entenderam? Com isso, Adriano, tem tudo para repetir o BI-GALDINO de 2019 eem 2023 e se sagrar PENTA CAMPEÃO, como presidente da ALPB. Não brinquem com o filho ilustre de Pocinhos-PB, pois, segundo levantamentos, o homi, já tem como certo 29 dos 36 votantes! Pelo andar da carruagem, vai ser chapa única, pois, a oposição sequer terá 12 votos para formalizar a sua chapa.

2ª GALDINIANA: Enquanto isso, tem deputados inconformados que consideram a aprovação do projeto totalmente arbitrária e inconstitucional. A questão deverá ser judicializada e essas eleições das futuras mesas da Casa de Epitácio Pessoa, ainda vão render bastante. Na sessão de ontem, não foram colocadas em pauta as contas do governador João. Ficaram para o próximo ano, depois da eleição das mesas. Já pensou? O que o galdinista não entende, é que se já tem 29 deputados apoiando a chapa de Adriano e Branco, por que tantas mudanças no Regimento Interno, dificultando as candidaturas da oposição? Estão temendo o que? Traições no dia das votações? É isso mesmo? Ou estão preocupados com 2026? Huummmm!!!

3ª GALDINIANA: Já estão bem adiantados os serviços de asfaltamento da estrada que interliga os municípios de Bananeiras ( distrito do Tabuleiro) e Dona Inês. Está ficando uma maravilha. Parabéns para o governador João Azevedo! O galdinista tem andado na região e observou que também é de fundamental importância, o asfaltamento interligando Bananeiras ( distrito do Tabuleiro ) e a cidade de Belém. São apenas dez quilômetros (10 Km), com centenas de propriedades rurais, onde vai diminuir distâncias e facilitar o escoamento da produção local, bem como, incentivar o desenvolvimento turístico de uma das regiões mais altas, bela com clima agradável da Paraíba. O galdinista apela em primeira mão para que o governo João II, também determine o asfaltamento entre o distrito do Tabuleiro ( Bananeiras) e a cidade de Belém.

4ª GALDINIANA: Mais uma vez o nordeste pedindo esmolas e apelando para a manutenção da operação Carro-Pipa, que abastece com água potável cerca de 500 municípios nordestinos há mais de 30 anos. Na Paraíba, 170 municípios ainda precisam desses Carros-Pipa. Já pensou que vergonha? Até quando, o nordeste vai conviver com essa humilhação, num país rico e abundante de água potável? Independente de cores partidárias e ideológicas, ALGUÉM precisa levar esse país a sério!

5ª GALDINIANA: O galdinista ficou sabendo por debaixo de sete capas, que o ex-governador Ricardo Coutinho, deverá ser o futuro ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), do governo LULA III. O silêncio de Ricardo tem sido estratégico!

6ª GALDINIANA: Comenta-se à boca miúda, que o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), vai liderar a oposição no estado e deverá disputar a prefeitura de João Pessoa em 2024. E que para 2026, já temos três pré-candidatos a governador, são eles: Aguinaldo Ribeiro, Adriano Galdino e Efraim Filho.

7ª GALDINIANA: E a seleção da Argentina venceu a Croácia por 3 x 0, com muita raça, sangue no olho e respeito ao povo argentino que está sofrendo bastante com um país mergulhado numa grave crise política, social e econômica. Merecem ser campeões do mundo e dar esse presente para acalentar um pouco o seu povo. A Argentina merece! Enquanto isso, a nossa seleção continua patinando, com jogadores milionários, corpos tatuados, cabelos pintados e com cortes especiais, mas, futebol que é bom, NADA!!! Infelizmente, no Brasil, a cartolagem transformou o nosso futebol num grande negócio, com muito dinheiro, fama, jogadores empresas e pouco futebol… que saudades de Pelé, Rivelino, Zico, Casa Grande, Romário, etc. Ou se muda o sistema futebolístico no Brasil ou vamos continuar patinando nas próximas copas do mundo, pois, não somos mais o país do futebol arte e sim, o futebol dinheiro!

8ª GALDINIANA: Lembrando, que no próximo sábado (17), teremos a inauguração do novo Aeroclube da Paraíba. Parabéns para o presidente Alberto Gomes ( Esquerdinha) e a todos que fazem a aviação paraibana.

9ª GALDINIANA: Estão dizendo por aí, que quando LULA assumir o governo, os militares vão ter ordem para desocupar as frentes dos quartéis e o pau vai cantar. Cuidado minha gente! Enquanto isso, ainda tem gente achando que LULA não assume, pois, as Forças Armadas não vão permitir. Calma gente, vamos devagar com o andor, pois, o santo é de barro!

10ª GALDINIANA: E para finalizar, após idas e vindas, finalmente, a justiça marcou para o dia 26 de janeiro de 2023, a eleição para a diretoria da Federação das Indústrias da Paraíba-Fiep. O empresário e atual presidente Buega Gadelha, vai enfrentar o empresário Helder Campos. A disputa está acirrada, mas dizem que Buega tem tudo para se reeleger para mais um mandato. Haja coração! Até domingo, com mais uma DOMINGUEIRA GALDINIANA, direto do Rancho Galdiniano em Bananeiras-PB.

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino