nesta quinta-feira

Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza Concerto de Natal com participação do Coro Sinfônico

foto: reprodução da internet

Músicas que rememoram o clima das festas de fim de ano, a exemplo de Aleluia, de Handel, e Noite Feliz, de Gruber, estão no repertório do Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Paraíba, nesta quinta-feira (15), às 20h30, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

Essa apresentação de encerramento da temporada 2022 terá à frente o novo regente titular da OSPB, maestro Gustavo de Paco de Gea, e a participação especial do Coro Sinfônico da Paraíba. O ingresso é gratuito.

Entre as músicas que vão celebrar a noite estão duas obras do compositor austríaco Johann Strauss: “Sangue Vienense” e “Danúbio Azul”, esta última famosa obra clássica que levou o autor a ficar popularmente conhecido como O Rei da Valsa.

No programa consta ainda “Pastorale per la Notte di Natale”, do italiano Arcangelo Corelli; “Panis Angelicus”, do belga César Franck; “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber, e “A Christmas Festival”, do americano Leroy Anderson.Do alemão Georg Handel haverá duas composições: “Cantate Domino” e a sua música mais famosa, “Aleluia”. E tem também música brasileira; a obra do oboísta e arranjador musical pernambucano Maestro Duda marca presença com a “Cantata Natalina (Boa Noite das Pastorinhas, Espera, Adoração a Jesus e Ciranda do Menino Jesus)”.

O maestro Gustavo de Paco de Gea explicou que algumas dessas músicas são natalinas e outras não tanto, mas que representam o espírito do Natal e, fundamentalmente, representam esperança.“Vamos iniciar com uma obra do repertório barroco, ‘Pastorale per la Notte di Natale’, de Arcangelo Corelli, uma obra muito antiga, só pra cordas. Depois nós teremos duas valsas de Strauss, que são músicas do repertório natalino de todas as orquestras internacionais, principalmente as europeias. Teremos também ‘A Christmas Festival’, que é uma música do compositor americano Leroy Anderson, um pout pourri de temas natalinos para orquestra sinfônica, muito bonito”, destacou.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba