Em entrevista ao Arapuan Verdade, o Superintendente da FUNETEC, Anselmo Guedes de Castilho falou sobre a “Mostra Funetec 25 Anos”, que acontece até às 17h, no ponto de Cem Réis, em João Pessoa.
De acordo com o Superintendente a Fundação resolveu “sair do casulo”: “Resolvemos fazer isso em praça pública, estamos levando projetos importantes para o dia a dia do cidadão pessoense”, disse.
O primeiro dia da “Mostra Funetec 25 Anos” foi marcado pela apresentação de 12 projetos que são desenvolvidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A mostra que marca as comemorações alusivas aos 25 anos de criação da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) acontece até amanhã (1º), das 9h às 17h, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.
Na oportunidade, o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, explicou as atribuições da fundação de apoio ao IFPB e outras instituições federais de ensino, pesquisa e extensão.
“A Funetec tem a prerrogativa de prestar apoio administrativo e financeiro às instituições federais de ensino superior. Os recursos destinados a pesquisas são administrados pela fundação em favor de projetos de desenvolvimento tecnológico e cultural”, explicou Anselmo Castilho, que também ressaltou a importância da “Mostra Funetec 25 Anos” poder incentivar a formação de novos cientistas.
Durante a mostra, o coordenador pedagógico do Liceu Paraibano, Adailton Fernandes, parabenizou a iniciativa da Funetec e do IFPB. “A partir de eventos como este, os alunos do ensino médio estão tendo a oportunidade de acessar esse mundo de tecnologia e de inovações tecnológicas. Então, é de fundamental importância. Por isso, desde já agradecemos o convite para estarmos nesse evento”, disse.
Para a professora do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Clélia Gottgtroy,
a “Mostra Funetec 25 Anos” cumpre o papel de ampliar a visão dos alunos sobre as novas tecnologias. “Essa exposição é muito importante para nossos alunos da primeira série, principalmente diante do novo olhar voltado à educação pós-pandemia”, acrescentou.
Na “Mostra Funetec 25 Anos”, os estudantes e demais visitantes tiveram, no primeiro dia do evento, a oportunidade de acessar as ferramentas do “Visual 3D”. Eles também conheceram o “Radiômetro UVC com comunicação Bluetooth”; a “Robótica educacional”; o “Sistema de informação para monitoramento da iluminação pública”; o projeto “Lampejos de arte e cultura no mundo maker”; a “Aplicação de técnicas de processamento de sinais e inteligência artificial para detecção de vocalização de pássaros”; e os “Serviços ecossistêmicos voltados à geodiversidade no centro histórico de João Pessoa”, entre outros projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação e através do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos do IFPB.
O evento foi prestigiado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do IFPB, professora Silvana Cunha, e pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPB, professor Neilor Cesar, que parabenizaram a Funetec pelos seus 25 anos de fundação.
“Em nome do superintendente Anselmo Castilho, nós gostaríamos de parabenizar todos e todas que fazem essa fundação e dizer que nesses 25 anos nós temos avançado bastante juntos – o IFPB e a Fundação – nessa caminhada de uma parceria muito profícua, onde nós temos percebido o engrandecimento das duas instituições e, principalmente, a possibilidade de apresentarmos à sociedade os projetos que nós realizamos no Instituto Federal da Paraíba”, destacou Neilor Cesar.
Nesta quinta-feira (1º), a “Mostra Funetec 25 Anos” receberá, no Ponto de Cem Réis (JP), a “Feira da Economia Solidária” com exposição e venda de artigos de decoração, vestuário, moda praia em crochê, acessórios, gastronomia, comercialização de peixes, itens para pets e plantas ornamentais. Entre outras atrações culturais, o evento contará com a apresentação do grupo de percussão “Bate com Lata” da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outro destaque do dia será a entrega o prêmio (R$ 2,5 mil) ao vencedor do concurso de marcas “Funetec 25 Anos”, designer Gui Monteiro.
A semana de comemorações alusivas aos 25 anos de instituição da Funetec também será marcada pela realização de um Workshop sobre “Gestão de Projetos: métodos de mapeamento, captação e execução de projetos”, na próxima sexta-feira (02) a partir das 9h no Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa.
25 Anos da Fundação
A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi criada em 1997 por 48 instituidores, servidores da então Escola Técnica, com o objetivo de atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho.
A Funetec é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. A fundação de apoio é regida pela Lei federal Nº 8.958/1994, certificada e credenciada pelo Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1999.
A missão da fundação é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizem trabalhos na sua linha de atuação.
Com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Funetec credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba