polêmica

Internautas acusam Galvão de “machismo” com a comentarista Ana Thais; Frieza pode indicar insegurança com ascensão da mulher

foto: reprodução da internet

A Globo abriu um grande espaço para a presença das mulheres na cobertura da Copa do Mundo do Catar. Renata Silveira narrou sete jogos da primeira fase, um fato inédito no jornalismo da emissora; e, também pela primeira vez, há uma mulher, Ana Thais Matos, ao lado de Galvão Bueno comentando os jogos da Seleção Brasileira.

Só que, após os dois do Brasil, contra Sérvia, dia 24, e Suíça, nesta segunda-feira (28/11), os internautas perceberam que o narrador Galvão Bueno tratou Ana Thais de forma, digamos, diferente.

Galvão está sendo acusado de machismo por ignorar os comentários de sua colega. Rapidamente, na internet surgiram comentários desse tipo: “Muito legal ter uma mulher comentando o jogo do Brasil na Globo, pra ficar bom mesmo só falta os comentaristas homens interagirem com ela”, percebeu a jornalista Kamille Viola nas redes sociais.

“Galvão Bueno só interage com os comentaristas homens. Ana Thais Matos fala, comenta, traz análises importantes, ele não diz nem um ‘a’ e segue como se ninguém tivesse falando nada. Vocês sabem o nome disso, né? Tá feio, Galvão!”, destacou outro internauta.

Acusam Galvão de interromper as análises de Ana Thais, sem concordar ou discordar: ‘É desconfortável de ver”, dizem os telespectadores da Globo.

Coincidência ou não, alguns meses atrás Ana Thais deu essa polêmica declaração sobre o ambiente do jornalismo esportivo:

“O que acontece de diferente hoje é que nós temos mais mulheres. Poucas ainda. Mas eu acho que o mercado se abriu mais, as pessoas olham com um pouquinho mais de cautela, cuidado e respaldo e mais espaço. Mas eu acho que o ambiente jornalístico no esporte é extremamente tóxico porque ele mistura muitas vertentes ali do que o homem gostaria de ser e não foi. Quando ele vê uma mulher sendo o que ele não foi, aí, meu amigo, o negócio da ruim”, disse.

A insegurança masculina diante da ascensão feminina no mundo é inegável.

De acordo com um artigo do colunista do Terra, Jeff Benício, o macho alpha simplesmente não sabe como agir ao ver o ‘sexo frágil’ ao seu lado, de igual para igual, podendo ofuscá-lo.

A teoria psicanalítica talvez explique o ‘gelo’ de Galvão Bueno em Ana Thais Matos nas transmissões da Seleção na Copa do Catar.

O público reclamou nas redes sociais e a imprensa gerou manchetes a respeito do comportamento do narrador esportivo.

Foi boicote, esnobismo ou hesitação sobre como agir?

Tirado da zona de conforto, Galvão pode ter se sentido inseguro. Tal reação é absolutamente comum, por exemplo, no meio corporativo.

Ao microfone, ele sempre foi simpático com mulheres em posições de atletas, repórteres e comentaristas de outras categorias esportivas.

Chegou a hora de ser acolhedor com aquelas que chegaram às cabines de transmissão do futebol, ocupando um espaço antes negado.

Fonte: Polêmica Paraíba com Metropoles
Créditos: Polêmica Paraíba