momento festivo

IFPB realiza solenidade de posse da primeira mulher a dirigir o Instituto

Foto: reprodução da internet

Um momento festivo, com reflexos para o presente e o futuro, e pleno de significados. Nessa sexta-feira, 25, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou o ato solene de posse da reitora Mary Roberta Meira Marinho, primeira mulher eleita para conduzir a instituição em 113 anos de história. A nova gestora foi empossada para a gestão 2022-2026.

Realizada no Teatro Armando Monteiro Neto – Fiep/Sesi, em João Pessoa, a cerimônia reuniu integrantes da comunidade acadêmica, familiares dos gestores e autoridades.

O governador do Estado da Paraíba,João Azevedo, que é professor aposentado do IFPB, prestigiou a solenidade.

O ato solene de transmissão de cargo do ex-reitor Nicácio Lopes (2014-2022) para a reitora Mary Roberta seguiu o rito protocolar, com passagem das vestes talares reitorais.

Composta por capelo e samarra, a vestimenta é formada por itens que representam, respectivamente, o poder institucional temporal inerente ao cargo de reitor ou reitora e o domínio do conhecimento em todas as áreas.

Durante a solenidade – que incluiu apresentação da Orquestra de Cordas do IFPB, exibição de vídeo sobre a trajetória da nova dirigente do Instituto e execução do Hino Nacional Brasileiro – Mary Roberta também deu posse à sua equipe de trabalho.

Na ocasião, a reitora fez a entrega das portarias de nomeação aos pró-reitores, diretores-gerais e diretoras-gerais dos campi.

“Vivenciamos este ano o maior processo de consulta para a escolha dos dirigentes do Instituto Federal da Paraíba. Hoje, 28 gestores e gestoras são empossadas da responsabilidade da gestão acadêmica, administrativa e financeira, além da satisfação do compromisso de educar e desenvolver o crescimento, visando à transformação da sociedade e do cumprimento da missão dada por Nilo Peçanha há 113 anos; esse presidente que, negro, soube fazer a sua história e trouxe para nós essa grande missão”, registrou a reitora Mary Roberta em seu discurso.

No pronunciamento, a reitora também falou sobre pertencimento, destacou sua condição de gênero, lembrando que é “mulher, mãe e esposa”, e externou sua gratidão à própria mãe, pelos ensinamentos, experiência de vida e fortaleza de mulher.

Mary Roberta ainda citou Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. “Hoje estou aqui, reitora desta importante casa do saber. E trago as palavras de Paulo Freire, para expressar tamanha alegria desse momento: ‘A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria’”, lembrou a reitora.

Foto: Ascom
Ao discursar para o público, Mary Roberta também se referiu ao ex-reitor, Nicácio Lopes, apontando-o como exemplo de ousadia, coragem e liderança na condução do IFPB.

“Respiro com meus pulmões a primavera que se aproxima, cujas flores já se revelam e que o vi (Nicácio) cultivar. Foram tantos instantes e porções de vida com uma dedicação incansável, que nos colocou diante de um horizonte, que nos renova a seguir em frente, que nos leva à primavera e nos leva a esperançar”, disse.

Por fim, a reitora fez um apelo à comunidade acadêmica, convidando a todos que a integram a promover novas conquistas em campos temáticos caros e diversos, com destaque para a democracia acadêmica e a conquista da inovação tecnológica.

“Uma instituição do tamanho e complexidade do IFPB não pode ser pensada de forma monocrática, monolítica nem coercitiva ou impositiva, por obra, opinião ou comando de uma só pessoa”, pontuou, enfocando a importância de canais democráticos nos quais a comunidade deve ser a protagonista em tomadas de decisão.

Pouco antes do discurso da reitora Mary Roberta, o reitor antecessor, Nicácio Lopes, fez um pronunciamento em que agradeceu as pessoas que contribuíram para a sua gestão, rememorou desafios da época e, principalmente, elencou diversas realizações do seu mandato de oito anos, que foi marcado pelo binômio “pragmatismo e transcendência”.

Nicácio também felicitou a reitora Mary Roberta, lembrando-lhe de que o céu é o limite para o IFPB. “E nós, gestores, só temos um papel, que é descortinar as oportunidades para esses meninos e meninas”, afirmou, referindo-se aos milhares de alunos da instituição.

Durante o ato solene de posse da reitora Mary Roberta, o superintendente da Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Guedes de Castilho, foi reconduzido ao cargo pela gestora. Esta é a terceira vez consecutiva que Castilho toma posse como superintendente do órgão.

A solenidade no Teatro Armando Monteiro Neto foi encerrada com a exibição de um vídeo institucional sobre a Cooperação em Educação firmada entre o IFPB e o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen, da China, que visa a fortalecer a cooperação em educação, pesquisa científica, tecnologia, cultura, esportes, intercâmbio estudantil, bem como intercâmbio acadêmico entre as duas instituições.

Autoridades prestigiam posse – Além do governador da Paraíba, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); o deputado federal Gervásio Maia, importante parceiro do IFPB para a obtenção de recursos com fins de viabilizar melhorias nos mais diversos campi da instituição; o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SintefPB), Hélio de França Gondim; o presidente da Associação dos Grêmios do IFPB, Leandro Levy Ferreira Rodrigues; e o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes do IFPB, Wellington Pereira de Souza; o deputado estadual Anísio Maia; dentre outros.

Fonte: Com Paraíba online
Créditos: Polêmica paraíba