A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (26), o Dia D de vacinação contra Covid-19. O intuito é fortalecer a oferta da vacina principalmente para a população já elegível para a dose de reforço e, com isso, aumentar a cobertura. A ação ocorrerá nos 223 municípios paraibanos.
No boletim diário divulgado pela pasta, nesta sexta-feira (25), foi registrado que o estado contabiliza 62,79% do público com 12 anos ou mais vacinado com a 2ª dose. Já em relação ao segundo reforço (4ª dose) nos indivíduos com idade a partir de 30 anos, a Paraíba tem 21,46% de cobertura na população contemplada.
De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, com o aumento dos casos de Covid-19, é importante a imunização da população. O dia D é um movimento para incentivar as pessoas a procurarem as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina.
Ela explica que as festas de fim de ano estão chegando e por isso é necessário que a população esteja com o esquema vacinal em dia, incluindo as doses de reforço conforme a idade preconizada.
“Precisamos que toda a população se conscientize para tomar as doses de reforço necessárias para evitar a hospitalização e os óbitos pelo agravo. Reforçamos que os municípios estão abastecidos com os imunizantes e que a população busque o posto de saúde para atualizar o cartão de vacina com todas as doses disponíveis para a faixa etária”, pontua.
João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa vai promover, neste sábado (26), o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 com aplicação de todas as doses do imunizante (D1, D2, D3 e D4), respeitando o intervalo do esquema vacinal e as especificidades de cada grupo. Durante a mobilização, poderão se vacinar todos os públicos a partir dos três anos de idade e crianças de seis meses até dois anos que tenham alguma comorbidade.
No Mangabeira Shopping será aplicada a vacina em todos os grupos incluídos na campanha e o horário de atendimento será das 8h às 16h. Nas policlínicas municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e das Praias) serão atendidas, exclusivamente, as crianças de três até 11 anos de idade, das 8h às 12h. Já as Unidades de Saúde da Família receberão os públicos a partir dos 12 anos, no período das 8h às 12h.
Todos os grupos poderão comparecer aos locais de vacinação sem a necessidade de agendamento. Após o Dia D, a imunização de crianças de seis meses até dois anos de idade com comorbidade retorna à estratégia de vacinação em domicílio por meio de agendamento.
Públicos e doses
As crianças de seis meses até dois anos de idade estão recebendo a primeira dose da vacina (Pfizer). As crianças de três e quatro anos recebem a primeira e segunda dose da Coronavac (28 dias após tomar a primeira dose). Já as pessoas de 5+ também podem tomar a primeira dose, além das segundas doses da Coronavac (28 dias), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen.
A terceira dose está disponível ao público 12+ (120 dias após a segunda dose) e aos imunossuprimidos (28 dias). Já a quarta dose é voltada ao público 30+ que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias, imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias).
Documentos necessários
Os responsáveis pelas crianças a partir de seis meses devem apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidade ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.
Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.
Postos de vacinação em João Pessoa:
Mangabeira Shopping (drive e pedestres)
– Crianças de 6 meses até 2 anos de idade com comorbidade
– Todos os públicos 3+
Horário: 8h às 16h
Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e das Praias)
– Crianças de 3 até 11 anos
Horário: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família*
– A partir de 12 anos
Horário: 8h às 12h
*exceção das USFs: Cruz das Armas III, Cruz das Armas IV, Alto do Mateus VI, Jardim Planalto, Rangel I, Paratibe, Ilha do Bispo, Varadouro, Alto do Céu II e Água Fria.
Campina Grande
A Prefeitura de Campina Grande divulgou a programação do Dia D na tarde desta sexta-feira (25). Serão disponibilizados cerca de 40 locais espalhados pela cidade, com funcionamento pela manhã e à tarde.
Para crianças de seis meses a menores de dois anos de vida, com comorbidades, e crianças de três e quatro de idade, com ou sem comorbidades, haverá dois pontos: Terminal de Integração e o Partage Shopping. Esses locais serão exclusivamente para a vacinação destes públicos.
Todos os demais são voltados à imunização dos outros grupos, que são as crianças de cinco a onze anos; adolescentes de 12 a 17 anos e adultos jovens de 18 a 29 anos; adultos a partir de 30 anos e pessoas fazendo tratamento com imunossupressor.
As vacinas que estão sendo disponibilizadas no momento são primeiras, segundas e terceiras doses para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades; primeiras e segundas doses para crianças de 3 e 4 anos com comorbidades; primeiras e segundas doses para crianças de 5 a 11 anos; primeiras e segundas doses e primeiro reforço (terceira dose) para adolescentes de 12 anos e adultos até 29 anos; dose adicional (terceira dose) para adolescentes e adultos até 29 anos imunocomprometidos; primeiro reforço (quarta dose) para adolescentes e adultos até 29 anos imunocomprometidos; segundo reforço (quarta dose) para todos os adultos a partir de 30 anos de idade e todos os trabalhadores de saúde; segundo reforço (quinta dose) para imunocomprometidos a partir de 30 anos.
Programação
8h às 12h
Pontos de vacinação para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade acima
– UBS Ana Amélia Vilar Cantalice – Rocha Cavalcante
– UBS Galante
– UBS Benjamin B. da Silva – Catingueira
– UBS Raiff Ramalho – Santa Cruz
– UBS Maria de Lourdes Leôncio – Novo Cruzeiro
– UBS Hindemburgo Nunes – Ramadinha
– UBS Crisóstomo Lucena – Aluízio Campos
– UBS Antônio Virgílio Brasileiro – Aluízio Campos
– UBS Adriana Bezerra – Santa Rosa
– UBS Wesley Cariri Targino – Nova Brasília
– UBS Tota Agra – Monte Castelo
– UBS Eduardo Ramos – Centenário
– UBS Tambor I
– UBS José Bezerra Pimentel – Sandra Cavalcante
– UBS José Aurino de Barros – Catolé
– UBS Cidades I
– UBS Ronaldo Cunha Lima – Três Irmãs
– UBS Portal Sudoeste
– UBS Beija-Flor – São José da Mata
– UBS Bem-te-vi – São José da Mata
– UBS Sabiá – São José da Mata
– UBS São Januário
– Feira Central
– Centro de Saúde de São José da Mata
– Centro de Saúde Francisco Pinto
– Policlínica do Catolé
– Vila Olímpica Plínio Lemos
Ponto de vacinação exclusivo para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades e de três e quatro anos com e sem comorbidades
– Partage Shopping
8h às 16h
Pontos de vacinação para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade acima
– UBS Plínio Lemos – José Pinheiro
– UBS Padre Hachid Ilo Beserra – Glória
– UBS Ricardo Amorim – Malvinas
– UBS Bodocongó
– UBS Tambor II
– UBS Liberdade III
– UBS Argemiro de Figueiredo – Liberdade
– UBS Malvinas III
– UBS Nely Maia – São Januário
– Centro de Saúde da Palmeira
Ponto de vacinação exclusivo para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades e de três e quatro anos com e sem comorbidades
Fonte: Portal Correio
Créditos: Polêmica Paraíba