O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acaba de lançar um novo desafio contra um dos símbolos do corporativismo dos cartórios privados brasileiros. O ministro Francisco Falcão, corregedor nacional do CNJ, deu um prazo de três meses para que os tribunais de Justiça de 13 estados, além do Distrito Federal, preparem concursos para o preenchimento das vagas ainda ocupadas em caráter provisório. Desde a Constituição de 1988, que estabeleceu a exigência do concurso, manobras jurídicas mantêm algumas das cadeiras mais cobiçadas da rede de cartórios privados ocupadas por tabeliães que herdaram esses ofícios, geralmente de parentes, de forma irregular.
Em 2010, na primeira investida contra os chamados cartórios biônicos, o CNJ declarou vaga a titularidade de 5.561 dos então 14.964 cartórios extrajudiciais brasileiros (Notas, Registro Civil, Registro de Imóveis e Protesto de Títulos). A medida ensejou uma chuva de pedidos de liminar, que acabou erguendo uma barreira aos concursos públicos. Hoje, de acordo com os números do CNJ, ainda existem 2.209 ofícios privados geridos em caráter provisório (por substitutos ou interventores), dos quais 260 estão com pendência judicial. A quantidade representa 16,5% dos 13.355 cartórios brasileiros.
Estação da moda credencia empresas para contratação de alunos
A Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), está cadastrando empresas de confecção e moda interessadas em contratar alunos e ex-alunos qualificados pelo órgão por meio do Banco de Talentos. Os interessados devem procurar a Estação da Moda em horário comercial ou ligar para o telefone (83) 3218-6160.
De acordo com o coordenador da Estação, Romero Sousa, a ideia do cadastramento e da formação do Banco de Talentos surgiu a partir de uma demanda natural de empresários que já procuram o CVT em busca de profissionais qualificados, mas que até então não era formalizado. “Estamos colocando em prática o que acontece no cotidiano da Estação, já que existe uma procura grande de empresários por profissionais qualificados. Isso quer dizer, inclusive, que os nossos cursos estão bem referenciados diante do empresariado de moda local”, ressaltou Romero.
Mais leve, Facebook ganha agilidade
A reforma visual do feed de notícias do Facebook, apresentada no início de março, vai além da mudança cosmética. A primeira impressão, confirmada pelo uso, é de que a página mais leve e simples deu clara agilidade ao carregamento das informações.
Segundo o Facebook, nenhum servidor especial foi disponibilizado para quem já tem a nova configuração -por enquanto, 1% dos usuários enxerga o novo layout.
Bolsa Família injeta R$ 3,9 bi na Paraíba
nstituído pela Lei nº 10836 de 2004, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa de transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza, batizado de Bolsa Família, repassou para os municípios da Paraíba cerca de R$ 3,95 bilhões nos últimos nove anos. No período, houve um crescimento do volume de recursos de 171%, garantindo o nono lugar no Brasil. No Estado, cerca de 500 mil pessoas são beneficiadas com o programa.