Polêmicas

Empreender Paraíba nas mãos do TJPB

foto

Aline Lins

Um dos pilares do governo Ricardo Coutinho (PSB), desde quando era prefeito de JP, está ameaçado de ruir: o Empreender-PB, que segundo o governo deve arrecadar cerca de R$ 30 milhões neste ano de 2013. O caso aguarda decisão da Justiça, que em princípio suspendeu a cobrança da taxa de 1,5% destinada ao Fundo Empreender-PB. Há recurso do governo pendente de decisão. A Lei 9.335/2011 que criou o programa foi questionada pela empresa Expressa Distribuidora de Medicamentos, que impetrou um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Para a empresa autora da ação, a cobrança é danosa porque incide sobre praticamente todas as atividades possíveis; e flagrantemente inconstitucional pela inexistência de utilização de serviço público que justifique o tributo.

A Rede

Amanhã, 31 de março, um grupo de voluntários fará uma mobilização no Busto de Tamandaré, pela coleta de assinaturas para a criação do novo partido da ambientalista Marina Silva, o Rede Sustentabilidade. O ato público será na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. A expectativa é que Marina visite a Paraíba em abril.

500 mil assinaturas

O movimento político para criação da Rede deseja recolher 500 mil assinaturas em pelo menos nove unidades federativas até setembro de 2013 para que o Tribunal Superior Eleitoral conceda seu registro legal para poder participar das eleições em 2014.

Abram o olho!

A OAB-PB e a Corregedoria-Geral de Justiça têm que fiscalizar a atuação de advogados que nem escritórios têm e ficam de tocaia nas portas das salas das defensorias nos fóruns da Justiça estadual, aguardando pessoas desavisadas que não conseguem defesa gratuita com os defensores públicos.

Serviço fajuto

Geralmente as vítimas desses advogados são pessoas carentes e de baixa instrução. Como o atendimento da Defensoria é insuficiente, os jurisdicionados acabam sendo abordados e pagando caro por um serviço fajuto.

Parlamento dividido

O líder do governo na ALPB, deputado Hervázio Bezerra, calcula hoje 18 votos na base de apoio ao governador Ricardo Coutinho. O Executivo fechou 2012 com 12 deputados. Agora, se Ricardo Marcelo estiver presidindo a sessão, o tucano aposta que consegue 18 votos – e a oposição 17.

Vitória da PEC 66

O Congresso Nacional reúne-se na terça-feira (2), às 18h, no Plenário do Senado, para promulgar a emenda constitucional que garante aos empregados domésticos direitos já assegurados aos demais trabalhadores.