SINCE 2022

Filho do economista paraibano Celso Furtado, André Furtado, participa de debate sobre legado do pai em Simpósio de economistas em João Pessoa

Foto: reprodução da internet

O economista André Furtado, filho do paraibano Celso Furtado, um dos economistas mais importantes e festejados do país, estará, nesta sexta-feira (04), em João Pessoa. Ele participa, às 10 horas, de um dos painéis mais esperados da 27ª edição Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2022).

O SINCE 2022 está acontecendo em João Pessoa, desde a última quarta-feira (02), e reúne economistas brasileiros, que discutem a superação da crise e o desenvolvimento do país. Na pauta, além de problemas já conhecidos, as perspectivas e projeções em face ao novo momento político que o país vive e viverá.

André Furtado vai falar no painel “O legado de Celso Furtado como fonte de inspiração nas formulações de políticas de desenvolvimento em níveis regional e nacional”. O coordenador do painel será o economista Celso Mangueira, presidente do Fórum de Desenvolvimento Celso Furtado, sediado na Paraíba, e coordenador do SINCE 2022. André Furtado é professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IGE/Unicamp.

Por videoconferência, quem também marcará presença no evento é a jornalista Rosa Freire d’Aguiar, dirigente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Completará a mesa a economista Márcia Cristina Silva Paixão, representante do Núcleo Multidisciplinar para Estudos e Pesquisas Celso Furtado CCSA/UFPB.

Celso Furtado

O paraibano de Pombal continua sendo fonte de inspiração de experientes e jovens economistas nas formulações de políticas de desenvolvimento em níveis regional e nacional. Em 2020, o seu centenário foi comemorado com muitas homenagens na Paraíba e no Brasil e esse painel é um reconhecimento e homenagem ao paraibano. O evento aconteceria em João Pessoa, há dois anos, mas foi adiado por causa da pandemia.

Agenda de Desenvolvimento do NE

Outro painel programado para esta sexta-feira (04), às 11 horas, é o que irá debater propostas para construção de desenvolvimento para o Nordeste. O painel será coordenado pelo Conselheiro Federal, Lauro Chaves Neto, com exposições de Francisco Nunes, presidente do Corencon-PB; Ana Cláudia Arruda, Conselheira Federal; e Reinaldo Dantas Sampaio, vice-presidente do Corecon da Bahia. “A ideia é reunir o que foi discutido, em um documento único, criando uma agenda para o desenvolvimento econômico do Nordestes. Com preposições reais e efetivas. E, em um outro momento, apresentar essa agenda ao Fórum de Governadores do Nordeste para dar continuidade ao que foi trabalhado no SINCE 2022”, explicou Francisco Nunes.

SINCE 2022

Desde quarta-feira (02), João Pessoa está sendo palco de debates sobre alternativas para superação da crise econômica, agenda de desenvolvimento para o país e o papel das mulheres economistas. O evento é realizado bianualmente e é promovido pelo Sistema Cofecon/Corecons – Conselhos Federal e Regionais de Economia, respectivamente.

O SINCE reservou espaço também para discutir questões regimentais, operacionais e legislativas relacionadas a atuação dos Conselhos Regionais de Economia. Questões que, de alguma forma, impactam no papel do profissional na sociedade. A programação conta com palestras e análises sobre a economia atual e a estrutura do sistema sócio-político-financeiro do país.

Futuros economistas

Está acontecendo também até esta sexta-feira (04), a 11ª Gincana Nacional de Economia, atividade paralela que integra 75 estudantes de diferentes universidades brasileiras, numa competição que estimula a integração entre as universidades, desenvolve e aplica conceitos econômicos, debate situações reais de macroeconomia e apresenta o Sistema Cofecon/Corecons aos futuros profissionais.

Carta de João Pessoa

Ao final do evento, será divulgada a chamada “Carta de João Pessoa”, como explica o presidente do Cofecon, Antônio Corrêa de Lacerda. “Trata-se de uma carta pública refletindo o posicionamento dos economistas participantes, em prol do desenvolvimento com justiça social. Merece destaque o processo altamente democrático das decisões tomadas no evento, tanto no que se refere aos temas institucionais, quanto aos posicionamentos de política econômica”, resumiu.

SINCE 2022

Data: 4 de novembro de 2022

Local: Uninassau – Epitácio Pessoa (João Pessoa)

Horário de abertura: 10h00

Canal de contato – Whatsapp: (83) 98124-2444/ Ascom/João Pessoa – (83) 991696886 – Elane Gomes

Fonte: assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba