Marcos Tavares
É incrível que alguém da dimensão histórica de Jesus tenha a maior parte de sua vida desconhecida. Os Evangelhos registram Jesus até os seus doze anos quando ele travou um debate com os doutores do Templo. Depois disso sua vida é uma incógnita e ele só reaparece nos textos bíblicos aos trinta e três anos já para encarnar sua Paixão. O que terá feito Cristo nesse longo tempo em que a Bíblia nem outros registros históricos dão conta de sua trajetória? Esse desaparecimento abre espaço para as mais diversas especulações.
Um grupo de estudiosos tenta explicar esse intervalo de maneira a mais holística possível. Dizem que Jesus viajou para a Índia, onde aprendeu com mestres budistas a arte da meditação e a realização de milagres. Alguns citam como fonte um documento budista que fala de Issa, o nome dado pelos árabes a Jesus, mas faltam maiores evidências dessa estada de Cristo junto a monges de uma religião mais antiga, que no seu tempo já dominava parte da Ásia.
Outro grupo, mais realista, acredita que Jesus viveu uma vida comum para um judeu de sua época. Teria sido pedreiro, não carpinteiro, e junto com seus irmãos teria trabalhado em várias obras. Seu encontro e batismo por João o teria levado para o mundo místico e ele teria iniciado sua caminhada pregando pelas terras da Galiléia até chegar a Jerusalém onde foi morto. Seja qual for a versão escolhida, permanece a dúvida constante, mesmo sobre um dos maiores ícones da história ocidental.
Aperto
Algumas coisas só acontecem nessa maravilhosa cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves. O novo prefeito achou por bem aumentar para três metros a faixa da ciclovia que beira a orla da capital.
Depois desses três metros arrancados do motorista vem o espaço dos carros estacionados e sobra apenas uma faixa de rolamento na nossa principal avenida da praia constantemente procurada por milhares de veículos.
A simples parada de um caminhão de entregas, ou um carro quebrado, vai fazer parar todo o fluxo até a Epitácio Pessoa causando congestionamentos enormes.
Isso é imobilidade urbana.
Aperto II
O maior problema é que essa ciclovia não se destina a trabalhadores pobres que vão para o serviço. Ela foi feita exclusivamente pata o lazer das classes altas que por ali desfilam suas bicicletas milionárias num show de ostentação.
Nada contra os ciclistas. Tudo contra uma minoria impor sua vontade à maioria, no caso dos motoristas – inclusive de coletivos – que trafegavam pela Tamandaré e agora dispõem de apenas uma faixa.
A Luta Continua
Lula adianta em entrevista que, mesmo com mais de setenta anos, em 2018 estaria disposto a assumir a Presidência do Brasil.
Eu também estaria Lula.
Ó nóis travez
A CNN – não foi uma agência local – divulgou ranking onde nossa bela capital aparece como a décima cidade mais violenta do mundo.
Nossos bandidos inflados do mais puro orgulho!
Violência
E aproveitando a carona nesse tema, Tatiana Medeiros, derrotada em Campina, asfalta sua campanha para deputada tachando o Governo RC de inoperante.
A violência vai ser um tema recorrente na próxima campanha.
Nulo
Os meios jurídicos comentam que o julgamento do psicólogo Eduardo Paredes tem tudo para ser anulado.
O advogado nomeado pelo juiz não conhecia o caso, o que teria comprometido o direito de defesa do réu.
Duas Faces
É bom que os políticos não invoquem muito a paternidade de nova PEC das domésticas.
Ela pode lhes dar o voto das empregadas, mas dos patrões…
Fico
Como já era esperado, Dunga fica na base de Ricardo.
Ao menos até enquanto Cássio também estiver nesse bonde.
Frases…
Morte – Paixão mata, mesmo fora da Semana Santa.
Contas – Multipliquem os peixes, mas dividam o pão.
Fé – Para quem acredita não existem dúvidas. Para quem duvida não existe crença que convença.