A meningite voltou a circular em vários estados brasileiros. Na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), somente em 2022, houve a confirmação de 38 casos e 10 pessoas morreram. A meningite tipo meningocócica é causada por uma bactéria específica e a transmissão é feita de pessoa para pessoa, através de gotículas e secreções provenientes do nariz, da boca e da garganta.
A meningite meningocócica tem sido responsável pelo aumento de mortes na região sudeste do país e acendeu o alerta em outros. A maneira mais eficaz de combater essa doença é através da vacinação.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra a meningite. A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, tendo como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Assim, até fevereiro de 2023 a indicação é ampliar para aqueles com 13 ou 14 anos e atualizar o esquema vacinal dos adolescentes com 11 ou 12 anos – meninos e meninas.
Na capital paraibana, a vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 7h às 11h e das
12h às 16h, e também no Centro Municipal de Imunização, que funciona das 8h às 17h.
Confira abaixo o esquema completo disponível por faixa etária:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Polêmica Paraíba com T5
Créditos: Polêmica Paraíba