Racismo

Jovem negro faz campanha para outro candidato e é preso aos gritos de ‘vai gritar Lula lá na África’: VEJA O VÍDEO

Um jovem negro foi preso sob grito de ”vai gritar Lula lá na África”. A ação aconteceu no último domingo (2) na cidade de Novo Gama, região do Entorno do Distrito Federal.

Um jovem negro foi preso sob grito de ”vai gritar Lula lá na África”. A ação aconteceu no último domingo (2) na cidade de Novo Gama, região do Entorno do Distrito Federal.

Através de um vídeo, publicado pelo jornalista André Caramante em suas redes sociais, o homem aparece sem camisa sendo algemado. Durante a abordagem, é possível ouvir a frase ‘Vai gritar Lula lá na África agora’. Mesmo com gravado, não foi possível ouvir quem diz a frase. Portanto, um homem diz que o jovem estaria sendo preso por ser eleitor do Lula.

Segundo a polícia, o homem negro foi algemado e preso porque estaria próximo a uma seção eleitoral supostamente fazendo boca de urna para o candidato Lula, do PT.

Após a repercussão do vídeo, o Ministério Público pediu explicações a Polícia Militar. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Novo Gama confirmou em nota que o homem foi abordado pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Sobre a fala no vídeo, disse que não foi possível identificar quem diz a frase.

Em nota, a presidente do Partido dos Trabalhadores de Goiás (PT), Kátia Maria, se posicionou sobre o caso. No documento, disse que ‘as imagens mostram cenas de racismo e violência política’. O partido ainda informou que advogados vão acionar a corregedoria da PM e da Guarda Municipal de Novo Gama para apurar o caso.

“Não vamos permitir intimidação, perseguição política e policial aos apoiadores do Lula em Goiás. Vivemos num estado democrático de direito e exigimos respeito à liberdade de escolha e expressão da população”, diz a nota.

O partido ainda informou que vai acionar o governador Ronaldo Caiado (UB) pedindo a apuração, punição dos envolvidos e a orientação da corporação para evitar novos casos.

Fonte: Carta Capital
Créditos: Polêmica Paraíba