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Dia das Crianças 2022: mais de 60% dos paraibanos pretendem presentear

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, movimenta as vendas do comércio e já serve de parâmetro para medir como serão as vendas no final de ano. E o cenário mostra otimismo entre os consumidores paraibanos: 61,58% dos entrevistados mostraram o desejo de presentear na data. O dado é 1,52 ponto percentual superior ao do ano passado (60,07%). A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças foi realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP) da Fecomércio PB.

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, movimenta as vendas do comércio e já serve de parâmetro para medir como serão as vendas no final de ano. E o cenário mostra otimismo entre os consumidores paraibanos: 61,58% dos entrevistados mostraram o desejo de presentear na data. O dado é 1,52 ponto percentual superior ao do ano passado (60,07%). A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças foi realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP) da Fecomércio PB.

O Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, atribui o número positivo ao “aumento no nível de empregos formais, assim como aos saques extraordinários do FGTS dos trabalhadores, programados até dezembro, e ao Programa Auxílio Brasil, que alivia o orçamento familiar”, apontou.

O estudo mostrou que quem mais receberá os presentes serão os filhos (51,43%), em seguida vêm os sobrinhos (31,43%) e os netos (13,33%). Uma parcela de 5,24% dos entrevistados quer presentear crianças carentes. Vale salientar que, entre os que desejam presentear, a maior parte dos consumidores (70,00%) planejam comprar em torno de um ou dois presentes.

Presentes preferidos, gastos e formas de pagamento

O item mais escolhido para presentear será brinquedo, citado por 60,95%. Logo depois aparecem itens de vestuário (20,95%) e eletroeletrônicos (5,71%). Neste último, os destaques ficaram por conta dos smartphones (41,67%) e tablets (33,33%).

Em relação ao gasto médio, houve uma alta de 8,00% em relação ao mesmo período de 2021. Neste ano, os entrevistados pretendem gastar em torno de R$ 190,62. A maioria (41,90%) deve comprar presentes com valores até R$100,00. Em seguida, aparecem os que pretendem presentear com valores entre R$100,01 e R$200,00 (30,02%) e os que desejam comprar presentes com valores acima de R$800,00 atingiu 1,90% do total de entrevistados.

Para pagar os presentes, a maior parte dos respondentes (59,33%) afirmaram que irão comprar à vista, destes, a maioria (63,71%) utilizará o dinheiro em espécie e 19,35% irá realizar as compras através de Pix. Neste tópico, é importe destacar que essa forma de pagamento está diretamente ligada aos descontos que os empresários irão oferecer. Por outro lado, 40,19% irão comprar a prazo e a maior parte destes usarão o cartão de crédito (98,81%), sendo que a maioria pretende parcelar em até três vezes.

Período e local de compras

Sete em cada 10 entrevistados tem a intenção de comprar o presente exatamente na semana que antecede a data comemorativa na expectativa que haja uma maior redução nos preços dos produtos. Já um percentual de 20,00% antecipou as compras dos presentes para setembro e 7,62% pretendem comprar exatamente na data.

Sobre os locais para realizar a compra, as preferidas são as lojas localizadas no Centro de João Pessoa (45,24%), e os shoppings centers apareceram em segundo lugar, com 40,95%. Em seguida, as compras que devem ser feitas pelo e-commerce foram citadas por 17,14% dos entrevistados e um grupo de 10,48% informou que fará as compras nas lojas localizadas nos bairros de João Pessoa.

Comportamento, comparação dos gastos e situação financeira do consumidor

O estudo procurou saber quais os fatores levados em consideração na hora da compra. O mais citado foi o preço do produto (64,29%), logo depois vem o desconto na compra à vista (19,52%), a qualidade do produto (18,10%) e o bom atendimento (16,67%).

A maioria dos entrevistados presenteou ano passado e querem repetir a ação também neste ano. Destes, 40,95% informaram que vão gastar mais devido à alta no preço dos produtos (48,84%), ou vão comprar um presente melhor (25,58%) ou ainda por estar numa situação financeira melhor (22,09%).

A pesquisa também aponta uma avaliação feita pelos consumidores da sua situação financeira neste momento em relação a que tinha no ano passado. Do total, 41,35% informou que a situação financeira continuava sem alteração, ou seja, a mesma que tinha em 2021. Já um percentual de 29,62% afirmou estar com os rendimentos menores este ano. Em sentido oposto, 28,74% afirmaram que estão com a situação financeira melhor este ano, destes 42,86% estão com renda maior, 39,80% conseguiram voltar para o mercado de trabalho, 15,31% se sentem mais seguros no emprego e 5,10% conseguiram quitar as dívidas. Neste quesito, os entrevistados poderiam marcar mais de uma alternativa como resposta, por esta razão, a soma das respostas ultrapassam 100%.

Perfil do consumidor

A maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino (58,65%). Em relação ao estado civil, os casados ou em regime de união estável (46,63%) aparecem em maioria, seguidos pelos solteiros com 42,82%. Os entrevistados têm, em sua maioria, entre 26 e 36 anos (34,02%), seguidos por aqueles com idades entre 37 e 47 anos (25,51%). A maior parte dos entrevistados possui Ensino Médio completo (39,59%), logo após vêm os que possuem superior completo (35,48%).

No que diz respeito à faixa de renda, os que recebem entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 31,96% do total, em seguida aparecem os que ganham até um salário (29,03%). Os consumidores com renda acima de seis salários mínimos representam 6,16%. Já quanto à ocupação, a maior parte são funcionários de empresas privadas (39,59%) e, em seguida, estão os autônomos e profissionais liberais (17,89%) e funcionários públicos (17,01%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de setembro de 2022 com 3041 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba