Marcos Tavares
O golpe de sessenta e quatro não aconteceu realmente no dia 31 daquele mês de março. Na verdade, ele nasceu como movimento final no dia 13 de março do mesmo ano, quando João Goulart reuniu uma multidão no Rio de Janeiro, no que ficou conhecido como O Comício da Central. Nesse encontro, Jango e Brizola extremaram suas posições à esquerda, dando aos militares a certeza de que o Brasil caminhava para uma cubanização. Jango propôs a reforma agrária, foi solidário aos sargentos quebrando a espinha dorsal da hierarquia militar e enveredou pelo nacionalismo.
Os comunistas e o comunismo estavam no índex dos militares desde trinta e cinco. Eles nunca perdoaram a intentona que matou companheiros de farda e se imbuíram da doutrina americana de evitar o comunismo a qualquer custo. João Goulart não era um comunista, era no máximo um nacionalista exacerbado, mas os políticos de esquerda aproveitaram a maré favorável e esticaram ao máximo a corda junto com a paciência dos militares.
Ao ordenar que seus tanques seguissem para o Rio de Janeiro, Mourão Filho não fazia parte de nenhum grupo articulado, nem havia seguido orientações superiores. Ele apenas confiava na tradição golpista do exército brasileiro e deu início a um movimento que acabou vitorioso. O Brasil não se deu conta de que mergulhava numa ditadura sombria e somente veio a sentir a realidade do golpe quando as ações repressivas tiveram início. Aí então já era tarde demais.
Gula
A mosca azul da política tem fome insaciável. O Prefeito eleito Luciano Cartaxo já anuncia o nome de seu irmão, Lucélio Cartaxo como provável candidato a Deputado Federal ou Estadual, conforme a pancada do bombo tocar.
E tem mais. O Prefeito diz que não está tomando votos de ninguém, mas que Lucélio ocupará o “seu lugar”, como se os cargos eletivos fossem hereditários ou vitalícios.
Com isso, ele preocupa e ocupa todos os possíveis candidatos a Deputado que passam a ver no clã Cartaxo um adversário em potencial com uma poderosa máquina na mão.
Las Vegas
Com mais alguns anos, poderemos ter um destino turístico igual ao de Las Vegas.
É que mais de setenta por cento do nosso território está à beira de uma desertificação e, como se sabe, desertos são ideais para montagem de cassinos e filmes sobre a Arábia.
Chegaremos lá.
Saudades
A nova legislação que regula a profissão de doméstica vai tornar proibitivo que alguém contrate esse tipo de serviço.
Se beneficia a categoria por um lado, por outro vai gerar uma onda de desemprego sem paralelo.
Troca
A Câmara Federal retirou o décimo quarto e décimo quinto salários dos parlamentares, mas aumentou sua verba pessoal.
Trocaram seis por meia dúzia e ainda saíram bem na foto junto ao povo.
Liberdade
Já em liberdade, a médica Helena Soares, acusada de apressar a morte de pacientes na UTI que comandava.
Nossas Leis penais são um incentivo ao assassinato e a impunidade.
Barbosa
Toda vez que a coluna do Ministro Joaquim Barbosa dói, ele provoca uma crise nacional.
Dessa vez, entre uma onda e outra de dor, ele denunciou um conluio entre juízes e advogados. A OAB nacional quer nomes.
Feiosas
De repente, as mulheres feias subiram de cotação na Paraíba.
Podem ser esteticamente inaceitáveis, mas afastam ladrão.
É o que dizia nossa Segurança.
Merecedores
Dizem que Deus só dá a cruz que cada um pode carregar. O alto índice de aceitação do Governo Dilma nesse Nordeste esturricado pela seca e esquecido pelo Governo não tem explicação.
Só Deus e Freud explicam…
Frases…
Epitáfio – De Chávez: Daqui ninguém me tira!
Epitáfio – De Ney Matogrosso: Menino, eu era homem.
Dominical – De segunda em segunda, a gente chega à terceira idade.