O Polêmica Paraíba traz hoje um comparativo com todas as pesquisas eleitorais que foram divulgadas na Paraíba acerca das eleições para governador, em forma de linha do tempo, para poder comparar melhor como foi o desempenho dos institutos de pesquisa com o resultado das urnas, envolvendo os dois candidatos que disputam o segundo turno, João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), ao longo de cada levantamento publicado.
Como publicado nessa terça-feira (5), a pesquisa IPEC do último sábado (30) foi a que mais se aproximou do resultado das urnas. Contabilizando apenas os votos válidos, o instituto previu que João teria 39% dos votos, número confirmado nas urnas, onde Azevêdo obteve 863.174 votos, ou 39,65% do total.
Já para o segundo lugar, o Ipec apontou um empate entre Veneziano Vital do Rêgo e Pedro Cunha Lima, com 22% dos votos cada. Se o instituto errou pelo lado de Veneziano, que ficou em quarto com 373.511 votos (17,16%), quase acertou a pontuação de Pedro Cunha Lima, que teve 520.155 votos, 23,90% do total.
Foram ao todo 14 pesquisas para governador (16 foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mas duas não foram divulgadas por decisões judiciais ou por serem de consumo interno). E nesses levantamentos, foi possível perceber uma queda brusca inicial de Azevêdo, seguido de um crescimento a longo prazo, sempre em primeiro lugar.
Se levar em consideração os votos totais das urnas no último domingo (incluindo brancos e nulos, já que é assim que os institutos de pesquisa calculam as intenções de voto), João Azevêdo obteve 33,82% dos votos, previsão acertada por um instituto, o Real Time Big Data, que em parceria com a TV Record, divulgou o levantamento em 19 de setembro.
Já Pedro teve uma maior constância nos seus números, mesmo que ao longo das pesquisas tenha trocado de posição inúmeras vezes com os candidatos Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Também considerando os votos totais, Pedro teve 20,38% da preferência dos eleitores no último domingo. E novamente apenas uma pesquisa cravou o número: a IPEC/TV Cabo Branca divulgada no último dia 22.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba