A cada eleição, sejam elas as eleições gerais ou municipais, o eleitorado brasileiro se depara com figuras que tentam um mandato eletivo para os cargos em disputa. Muitos desses candidatos utilizam da tática de nomes exóticos e folclóricos para permaneceram na mente daquele eleitor que ainda está em dúvida em quem irá votar.
O Polêmica Paraíba selecionou os políticos mais excêntricos destas eleições no estado, envolvendo postulantes a deputado estadual e deputado federal. Confira a seguir a relação, de como foi a votação de cada candidato.
Toinho do Sopão = 181 votos
O ex-Deputado Estadual, eleito em 2010 com mais de 57 mil votos, até então a maior votação para a Assembleia na história, não teve sucesso após os 4 anos de mandato, e nessa eleição teve apenas 181 votos, tentando se eleger pelo Democracia Cristã.
Bolsoreth = 309 votos
Margareth Soares de Oliveira, tentou surfar na onda do Presidente Bolsonaro, colocando Bolso em seu nome, para conseguir angariar votos dos apoiadores do Presidente, mas só conseguiu 309 votos e não se elegeu.
Saulo Porto Lampião = 59 votos
Após tentar uma vaga ao Senado, o candidato que é muito ligado ao bolsonarismo, tentou se eleger Deputado Federal pelo PMB, com a eleição anulada sob júdice, Saulo só teve 59 votos.
Pikenete Boca de Motor = 131 votos
Famoso nome de Campina Grande, onde já tentou se eleger Vereador, Pikenete tem um estilo irreverente, mas só conseguiu 131 votos para Deputado Estadual, filiado ao União Brasil.
Rafafá = 8.701 votos
Famoso ator da política paraibana, que já a alguns anos concorre a vários cargos no estado. Rafafá foi suplente de Deputado Federal em 2018, chegando a ocupar uma das cadeiras da Paraíba na Câmara, após uma licença de Pedro Cunha Lima, nesta eleição filiado ao União Brasil, foi o quinto colocado no partido, com 8.701 votos.
Gobira = 2.383 votos
Famoso nome da região de Cajazeiras, Gobira teve votação expressiva em 2014, com uma campanha folclórica e que fez muito sucesso, mas nessas eleições, Gobira não conseguiu repetir o sucesso e só teve 2.383 votos.
Gil Bala = 348 votos
Famoso cantor do batidão, Gil Bala que já tentou se eleger em 2020, tentou ser candidato a Deputado Estadual pelo Solidariedade, mas só obteve 348 votos.
Pintado das Redes = 1333 votos
Outro famoso nome de Cajazeiras, Pintado das Redes, é uma das figuras mais folclóricas da Paraíba, com o seu famoso Bolsa Corno, Pintado tentou ser Deputado Federal pelo PSC e só obteve 1333 votos.
Zoião da Paraíba = 296 votos
Tentando se eleger Deputado Federal pelo PSB, Zoião não conseguiu um bom número de votos, só atingindo 296 votos.
O Demolidor da Corrupção = 113 votos
Oniete Lins Pereira, que se intitula o Demolidor da Corrupção, só obteve 113 votos, tentando se eleger Deputado Estadual, pelo Democracia Cristã.
Negativo = 298 votos
Heraldo Estevão dos Santos, que usou na urna o nome de Negativo, tentou se eleger Deputado Federal, pelo PROS, conseguindo só 298 votos.
Barata = 159 votos
Fernando Alves de Farias, disputou às eleições por um grande partido, no caso o Progressistas, mas não conseguiu atingir os 200 votos.
Martins o Gari Poeta = 920 votos
O candidato a Deputado Federal, teve quase 100o votos para Deputado Federal.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba