Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo de Sergipe em 30 de outubro.
Com 100% das urnas apuradas no estado Carvalho teve 44,70% dos votos, enquanto Fábio registrou 38,91% do total.
A corrida eleitoral em Sergipe sofreu uma reviravolta na última quinta-feira (29), quando o TSE negou o registro de Valmir dos Santos, mais conhecido como Valmir de Francisquinho, do PL, para disputar o governo do estado.
Até o sábado (24), ele liderava as pesquisas feitas pelo Ipec, com 38% das intenções de voto, seguido por Carvalho, com 20%, e Mitidieri, com 16%.
Na decisão, o plenário do TSE manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que já tinha indeferido a candidatura do político, com base da Lei da Ficha Limpa. Valmir de Francisquinho foi condenado por abuso de poder político e econômico no pleito de 2018, juntamente com o filho, Talysson Barbosa Costa.
Considerando que não há tempo hábil para a exclusão do nome do candidato das urnas, os votos creditados em nome de Valmir de Francisquinho serão considerados nulos, segundo o TRE-SE.
Rogério Carvalho é natural de Aracaju e médico. Já foi secretário de saúde da capital, deputado estadual e deputado federal. Em 2018, se elegeu senador.
A chapa majoritária de Carvalho é encabeçada pelo candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com Sérgio Gama (MDB), que concorre como vice-governador, e Valadares Filho (PSB) que disputa o Senado.
Fábio Mitidieri (PSD) também é natural de Aracaju. O político é formado em administração. Foi eleito vereador da capital sergipana em 2008 e atuou como deputado federal durante dois mandatos.
Filiado ao PP, o empresário Laércio José de Oliveira foi eleito com 310.300 votos para o Senado na eleição deste domingo (2).
Laércio Oliveira, 63 anos, nasceu em Recife e é deputado federal desde 2011. Formado e pós-graduado em administração de empresas, comanda um grupo de empresas no setor de serviços, indústria e comunicação.
Atualmente é membro das Comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados e preside a Frente Parlamentar do Setor de Serviços. Já presidiu a Federação do Comércio de Sergipe por dois mandatos.
A chapa eleita inclui Janier (PSD), como primeiro suplente, e Fernando Carvalho (PP), como segundo suplente.
Fonte: Agência Senado / Info Money
Créditos: Polêmica Paraíba