A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano operacional de transporte e trânsito a ser executado no próximo domingo (02), dia das eleições. O plano apresenta cinco pontos de interdição em locais estratégicos para o adequado andamento do pleito. Ao todo, cerca de 80 agentes de mobilidade estarão espalhados pela cidade ao longo do dia para viabilizar desvios e intervir em eventuais incidentes.
Os pontos de interdição estarão nos arredores do Fórum Eleitoral, no bairro de Tambiá; do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro; do IFPB (antigo Cefet), em Jaguaribe; do Colégio Olívio Ribeiro, nos Bancários; do colégio Oscar de Castro em Cruz das Armas. As vias interditadas e os horários de fechamento estão especificados ao final deste texto. Além dos bloqueios, haverá monitoramento constante e intervenções, se necessário, nos colégios Oscar de Castro, José Lins do Rego, Geo Tambaú, Alice Carneiro, Leonel Brizola, Meta e Master.
Em todos os pontos, haverá interdições ou implantação de sentido único de circulação de tráfego que serão acompanhados e orientados por agentes de mobilidade. “Também teremos equipes monitorando a cidade ao longo do dia e prontas para intervir caso algum fato aconteça no trânsito. Ressaltamos a importância de que os eleitores levem as chamadas filas para dar celeridade ao processo de votação, assim, saem mais rápido e os arredores dos colégios eleitorais não ficarão congestionados”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho.
A orientação da Semob-JP é que os eleitores procurem votar em horários alternativos, evitando os períodos de grande movimentação, que geralmente ocorrem entre 8h e 9h da manhã e entre 16h e 17h.
Confira abaixo os pontos de interdição:
Fórum Eleitoral – A partir das 6h, haverá o isolamento total da Rua Prof. Batista Leite. Na Rua Dep. Odon Bezerra haverá isolamento das vagas de estacionamento localizadas entre a Fundação de Atendimento Comunitário (FAC) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), direcionando o uso para veículos do TRE.
TRE – A partir das 6h, haverá a interdição da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Monsenhor Walfredo Leal. Na Avenida Pedro I, a faixa da esquerda estará isolada e a da direita, livre para circulação.
IFPB- A partir das 6h, será bloqueada a Avenida 1º de Maio, no trecho entre as ruas Generino Maciel e Carmelo Rufo.
Colégio Papa Paulo VI – A partir das 6h, será bloqueado o trecho da Avenida José Tavares localizado entre as avenidas Cruz das Armas, Centenário e Benjamim Lira.
Colégio Olívio Ribeiro Campos – A partir das 6h, será implantada mão única de circulação na Rua Esmeraldo Gomes Vieira.
Nos trechos interditados, será autorizada apenas a circulação de veículos para moradores locais, viaturas caracterizadas, pessoas com deficiência que irão votar e servidores a serviço do pleito eleitoral. A Semob-JP disponibiliza os números 118 e 98760-2164 para que a população possa acionar as equipes em caso de problemas na circulação de trânsito.
Transporte Público – Em virtude da realização do primeiro turno das eleições, a Semob-JP determinou que as empresas concessionárias operem com quadro de horário extraordinariamente, mantendo 70 linhas circulando. As linhas circulares 1500, 5100, 3200 e as 401, 504, 523 serão reforçadas com mais veículos.
O esquema especial seguirá com a supervisão do órgão, monitorando toda a operação e podendo alterar, em conjunto com os consórcios, a programação das linhas para melhor ofertar o serviço durante o evento eleitoral.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba