Faltando quatro dias para as eleições de outubro, as pesquisas eleitorais seguem como um dos principais termômetros da disputa eleitoral deste ano. Nas eleições para o Senado, a série dos últimos levantamentos divulgados pelo instituto IPEC mostra como está a disputa em cada um dos estados da região Nordeste.
Na Paraíba, o candidato do PT, Ricardo Coutinho, se mantém liderando a disputa com 27% das intenções de voto. Na sequência aparecem Efraim Filho (União Brasil), com 25%; e Pollyanna Dutra (PSB), com 12%.
De acordo com a pesquisa, Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Confira, a seguir, como está o cenário em cada um dos 9 estados da região Nordeste, de acordo com a mais recente pesquisa IPEC, contratada pela TV Globo.
Alagoas
O ex-governador Renan Filho (MDB) se mantém na liderança da disputa para o Senado em Alagoas, com 59% das intenções de voto, seguido por Davi Davino Filho (PP) , com 21%.
Em relação à pesquisa Ipec anterior, de 1 de setembro, Renan Filho oscilou de 56% para 59%. Já Davi Davino Filho oscilou de 17% para 21% (veja os detalhes mais abaixo).
Bahia
Otto Alencar (PSD) lidera as intenções de voto para o Senado com 41%. Na pesquisa anterior, Otto aparecia com 30%. Este ano, os baianos elegem apenas um senador.
Em segundo lugar nas intenções de voto está o candidato Cacá Leão (PP), com 19%, índice que na primeira pesquisa era de 11%.
Ceará
Camilo Santana (PT) lidera com 66% das intenções de voto; Kamila Cardoso (Avante), tem 13%, Érika Amorim (PSD) tem 3%, e Carlos Silva, 1%.
Camilo Santana, que lidera as três pesquisas, manteve 66%, a mesma porcentagem da pesquisa anterior. Na primeira pesquisa tinha 71%. Kamila Cardoso subiu de 6% para 10% entre a primeira e a segunda pesquisa; na terceira, ela oscilou positivamente no limite da margem de erro, chegando a 13%. Érika Amorim oscilou na margem de erro, de 4% para 3%. Carlos Silva manteve a percentagem da pesquisa anterior, ficando com 1%.
Maranhão
O candidato Flávio Dino (PSB), mantém a liderança com 59%. Em seguida, aparece Roberto Rocha (PTB), com 21% .A pesquisa ouviu 800 pessoas em 39 municípios, entre os dias 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados na amostra.
Pernambuco
A candidata do PT, Teresa Leitão, segue na liderança da disputa, com 32% das intenções de voto, o que equivale a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento do instituto.
Empatados numericamente na segunda colocação, estão Gilson Machado (PL), André de Paula (PSD) e Guilherme Coelho (PSDB), com 10%. Os três candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Carlos Andrade Lima (União Brasil) se manteve com 3%. Esteves Jacinto (PRTB) obteve os mesmos 2%. Eugênia Lima (PSOL) e Dayse Medeiros (PSTU) se mantiveram com 1%, cada uma.
Piauí
O ex-governador Wellington Dias (PT) lidera a disputa pelo Senado no estado do Piauí com 46%, na sequência, vem Joel Rodrigues (PP) com 26% Rio Grande do Norte
Carlos Eduardo (PDT) lidera as intenções de voto para o Senado no Rio Grande do Norte. Rogério Marinho (PL) fica em seguida com 21%. Em terceiro lugar, Rafael Motta (PSB) com 14%.
Sergipe
Valadares Filho (PSB) lidera as intenções de voto para o Senado, com 23%. Danielle Garcia (Podemos) têm 20%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba