A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está realizando uma série de ações voltadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. Ao todo, dez escolas municipais estão recebendo atividades como palestras, exposições e oficinas lúdicas, com a temática ‘Todos pela Vida’.
O projeto, intitulado ‘Trilha de Acolhimento’, tem o objetivo de conscientizar os estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da valorização da vida. As atividades são conduzidas previamente pelos professores e mediadas pelos psicólogos e assistentes sociais que atuam nas escolas.
A ideia é promover momentos de reflexão, diálogo e interação que também possam ser compartilhados com as famílias e toda a comunidade escolar. Uma das ações aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, na Escola Municipal Frei Dagoberto Stucker, no bairro do Alto Branco, onde os estudantes confeccionaram cartazes que trouxeram como mensagem central ‘Você não está sozinho’.
A psicóloga da Rede de Ensino, Tayuana Cláudia de Lima, destacou a importância de trabalhar a temática nas escolas. “Muitos alunos têm procurado o atendimento psicológico nas escolas e nossa ideia é trabalhar a promoção da saúde e da saúde mental, através de ações lúdicas e pedagógicas”, disse.
Tayuana destacou, ainda, que as atividades de promoção à saúde mental nas escolas são realizadas não só no mês de setembro, mas durante todo o ano com atividades de cidadania e que envolvem a participação da família.
“Além disso, algumas escolas realizam atividades físicas como forma de promover a saúde dos nossos estudantes. Mas também temos exemplos de escolas que fizeram atividades voltadas à autoestima, com a disponibilização de serviços de beleza”, finalizou.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba