Cartaxo diz que reeleição de Dilma é prioridade

foto

Nonato Guedes

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ainda não tem prognóstico sobre as composições que seu partido, o PT, celebrará para as eleições do próximo ano na Paraíba, mas tem uma convicção: a prioridade maior para os petistas é o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff, não só porque, na sua opinião, ela vem realizando uma administração de resultados e de avanços como porque continua bem avaliada em segmentos da opinião pública em meio aos cenários que se projetam para a corrida presidencial. Ainda ontem foi divulgada uma pesquisa conjunta da Confederação Nacional da Indústria e do Ibope, apontando um crescimento da aprovação do governo da presidente no mês de março em comparação com dezembro. 63% dos entrevistados disseram que o governo de Dilma é ótimo ou bom, 29% consideram regular e 7% ruim ou péssimo.

O levantamento apontou, ainda, que há um crescimento do otimismo em relação aos próximos meses do governo, e o grau de confiança na ação da presidente passou de 73% nas duas pesquisas anteriores para 75%. Na área da economia, a população está mais satisfeita com o governo federal, sobretudo pelas ações de combate à fome e à pobreza, o esforço para redução do desemprego e até medidas tomadas em relação ao meio ambiente. Um ponto destacado na pesquisa foi o crescimento muito forte da presidente na região Nordeste, onde o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, tenta conquistar capilaridade para se tornar competitivo numa eventual disputa ao Planalto em 2014. Na avaliação do gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato Fonseca, o Nordeste era um reduto consolidado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula mantém performance positiva, mas Dilma começa a construir sua própria imagem.

“O que a gente vê em todos os indicadores é uma tendência clara de crescimento na avaliação. Cada pesquisa vai mostrando um crescimento da receptividade do governo”, observa Fonseca, salientando que a aprovação da presidente no Nordeste saltou de 80% em dezembro para 85% na pesquisa atual. O porcentual é, de longe, o maior, já que nas outras regiões situa-se em 77% em todos os casos. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre oito a onze de março, com 2002 entrevistas em 143 municípios, apenas com pessoas que dispõem de Título Eleitoral. O prefeito Luciano Cartaxo destaca que o governo federal tem intensificado seus programas em regiões do Nordeste e demonstrando sensibilidade em relação aos problemas das capitais. Cita o próprio exemplo da sua administração, que tem conseguido obter acenos promissores do governo de Dilma em iniciativas na área habitacional, entre outros setores.

No que diz respeito às discussões sobre a conjuntura eleitoral na Paraíba, o prefeito ressalta que o PT ainda vai aprofundar o debate no momento oportuno, buscando o diálogo com outras forças políticas que estejam identificadas com o ideário de mudanças colocado em prática pelos governos de Lula e continuado pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Cartaxo não assegura, enfaticamente, que o PT terá candidato próprio ao governo estadual. Admite que esta é uma aspiração legítima defendida por segmentos da agremiação, que, no entanto, condicionam o posicionamento a uma avaliação realista do cenário que prosperar no próximo ano. Do ponto de vista da aprovação de Dilma, o prefeito da capital paraibana enfatiza que isto reflete a realidade e coloca por terra especulações aleatórias de que outras lideranças, como o governador de Pernambuco, monopolizem a preferência de eleitores na região. Ele lembrou que a presidente Dilma tem sido incisiva na adoção de medidas para atenuar os efeitos da dura estiagem que assola regiões do Nordeste, e considera que este é um ponto positivo, reconhecido amplamente entre as faixas mais necessitadas da opinião pública nordestina.